05 set, 2024 - 16:34 • Inês Braga Sampaio
A histórica avançada internacional norte-americana Alex Morgan anunciou, esta quinta-feira, que vai retirar-se do futebol já na noite de domingo para segunda-feira.
"Vou retirar-me", revela a ponta de lança do San Diego Wave e da seleção dos Estados Unidos, de 35 anos, num vídeo publicado nas redes sociais.
"Esta decisão não foi fácil, mas no início de 2024, senti no fundo do coração que esta seria a minha última época a jogar futebol. O futebol é parte de mim há 30 anos e foi uma das primeiras coisas que alguma vez amei. Dei tanto a este desporto e o que recebi de volta foi mais do que alguma vez imaginei. O sucesso, para mim, é definido por nunca desistir e por dar tudo de mim e fiz exatamente isso", acrescenta.
Alex Morgan sublinha que deu o máximo "todos os dias" em campo e "no esforço inexorável pelo investimento global no desporto feminino".
"A minha filha Charlie virou-se para mim no outro dia e disse-me que quer ser jogadora de futebol quando crescer e isso deixou-me imensamente orgulhosa. Não porque deseje que ela seja futebolista, mas porque agora existe um caminho e até uma menina de quatro anos já consegue ver isso. Estamos a mudar vidas e o impacto que temos na próxima geração é irreversível. E tenho orgulho no papel que tive em fazer isso acontecer, em fazer o jogo evoluir e deixá-lo num lugar que me deixa muito feliz", conta.
A internacional norte-americana, uma das jogadoras mais mediáticas do mundo, também refere que está grávida do segundo filho, algo "inesperado", o que antecipou a data do adeus aos relvados. Será na madrugada da próxima segunda-feira, na receção do SD Wave ao North Carolina Courage a contar para a 19.ª jornada da fase regular da liga norte-americana (NWSL).
"Estou tão grata por ter um último jogo para calçar as chuteiras. Esse jogo será este domingo [segunda-feira em Portugal]", declara, com um último agradecimento aos adeptos, que apoiaram não só as equipas em que jogou, mas também "a humana" Alex Morgan.
A icónica número 13 jogou em vários clubes, entre os quais Portland Thorns, Lyon (com que conquistou a Liga dos Campeões), Orlando Pride e Tottenham. Estava no San Diego Wave desde 2021.
Alex Morgan somou, ainda, 223 internacionalizações e marcou 123 golos pelos EUA, com que se sagrou duas vezes campeã do mundo (2015 e 2019) e uma vez campeã olímpica (2012), entre outros títulos.