18 jul, 2024 - 15:28 • Inês Braga Sampaio
Bob Iger, diretor executivo da Disney, e a jornalista Willow Bay, sua mulher, chegaram a acordo para a compra da maioria do capital social do Angel City FC, dos Estados Unidos, por 250 milhões de dólares (aproximadamente 229 milhões de euros). Negócio que faz da equipa de futebol feminino o clube desportivo mais valioso do mundo.
A verba recorde, que está sujeita a aprovação da NWSL, principal liga norte-americana de futebol feminino, representa a entrada da família Iger-Bay no mundo dos desportos. O Angel City passa a ser controlado pelo casal, embora os líderes do seu grupo fundador - a atriz Natalie Portman, o marido da ex-tenista Serena Williams e cofundador do Reddit, Alexis Ohanian, e as empresária Julie Uhrman e Gillian Berry - continuem a fazer parte do conselho de administração do clube.
Willow Bay, que é também a diretora a facultade de Comunicação e Jornalismo da Universidade da Califórnia do Sul, liderará o conselho de administração do Angel City e representará o clube no conselho da NWSL. Ela e o marido também se comprometeram a investir mais 50 milhões de dólares (cerca de 46 milhões de euros) "para apoiar o crescimento futuro do clube", de acordo com comunicado do ACFC.
Citada na nota oficial, Bay compromete-se, juntamente com o marido, a "acelerar o crescimento do clube e da NWSL" e "fazer avançar a missão" do Angel City de "promover equidade dentro e fora de campo".
Bob Iger retomou o controlo da Disney em 2022, depois de já ter servido como CEO entre 2005 e 2020. A gigante de entretenimento é dona do canal desportivo "premium" ESPN e do generalista ABC. A NWSL tem acordos de transmissão televisiva com a ESPN, mais a CBS (Paramount), a Amazon Prime Video e a Scripps Sports. Em Portugal, os jogos da liga feminina norte-americana de futebol são transmitidos no Canal 11.
O Angel City foi fundado em 2020, por um grupo de personalidades que também incluía as atrizes Jessica Chastain, Jennifer Garner, America Ferrera e Eva Longoria, a ex-tenista Serena Williams, as antigas futebolistas Abby Wambach, Julie Foudy e Mia Hamm, entre outros.
Mais tarde, juntaram-se-lhes vários outros investidores, como, por exemplo a cantora Becky G, a lenda do ténis Billie Jean King, as atrizes Uzo Aduba e Sophia Bush e a ex-basquetebolista Candace Parker.