08 jul, 2024 - 12:46 • Eduardo Soares da Silva
O treinador português Paulo Fonseca foi apresentado, esta segunda-feira, como treinador do AC Milan. Reconhece orgulho pelo compatriota José Mourinho ter feito história em Itália e assume o desejo de fazer o mesmo, só que no rival.
"Sou diferente do Mourinho, mas tenho orgulho que tenha existido um português que venceu em Itália. Quero fazer o mesmo, mas noutro clube: o Milan. Tenho uma grande ambição e quero vencer", disse.
Mourinho foi campeão e venceu a Liga dos Campeões com o Inter de Milão entre 2008 e 2010. Voltou à Serie A para treinar a Roma durante duas épocas e meia.
Paulo Fonseca regressa também ao futebol italiano, onde já tinha treinado a Roma, entre 2019 e 2021: "É uma grande oportunidade na minha vida e na minha carreira. Estou extremamente motivado, extremamente entusiasmado com a possibilidade de começar".
O objetivo é vencer troféus: "Tenho uma grande ambição de vencer com o Milan. É indesmentível que quando somos treinadores do Milan, devemos trabalhar para vencer e é isso que eu quero fazer aqui".
O português esteve as últimas duas temporadas na Ligue 1, ao serviço do Lille. Já orientou o Shakhtar Donetsk, SC Braga, FC Porto, Paços de Ferreira, Aves, Pinhalnovense, Odivelas e 1.º Dezembro.
"Estive no museu e vi a história do Milan e devo dizer que tenho uma grande ambição de fazer parte desta história. Será uma grande responsabilidade, mas também um orgulho. O Milan é um clube universal. Sei da responsabilidade que tenho nas mãos, mas tenho muita confiança", acrescenta.
No Milan, treinará Rafael Leão, um jogador que Paulo Fonseca acha "que não é preciso falar muito": "É um jovem, temos sempre espaço para motivar. Ele é demasiado importante nesta equipa, e nós queremos vencer com o Rafael Leão sendo preponderante na equipa".