29 fev, 2024 - 18:00 • Redação
Os miúdos encarnaram em graúdos e deram a vitória a um Liverpool assombrado por lesões. Lewis Koumas e Jayden Danns, ambos jogadores das camadas jovens do clube de Anfield, foram chamados por Jurgen Klopp e não desapontaram.
O Liverpool foi a jogo com seis jogadores menores de 21 anos no onze inicial. Alisson, Diogo Jota, Darwin Nuñez, Mo Salah e Alexander Arnold são alguns dos nomes mais sonantes da equipa que estavam impedidos de ir a jogo.
Mas Klopp não baixou os braços. O treinador já tinha lançado os seus miúdos na final da Carabao Cup e levado o troféu para casa. Por isso, nada o impedia de repetir o feito de domingo.
Koumas marcou o golo inaugural da partida aos 44 minutos, depois de uma primeira parte completamente dominada pelo Southampton. O jovem recebeu um passe de Bobby Clark e rematou para o canto inferior esquerdo, sem dar qualquer hipótese de defesa a Jack Stephens.
O golo do jovem jogador aumentou a pujança dos "reds" e, quando voltaram do intervalo para o segundo tempo, a partida ficou mais equilibrada.
Danns entrou para o lugar de Koumas e mostrou que já podia ser um jogador experiente, apesar dos tenros 18 anos: marcou o primeiro golo pela equipa principal do Liverpool com um chapéu ao guarda-redes do Southampton.
Contudo, a fome de marcar só aumentou depois do primeiro golo e Danns voltou a colocar a bola no fundo das redes adversárias na recarga após um remate de Conor Bradley sacudido por Jack Stephens. O jogo terminou 3-0 para o clube de Anfield.
Foram dois golos que entraram para a história. Com 18 anos e 43 dias, Danns tornou-se o jogador mais jovem a marcar dois ou mais golos numa partida desde Michael Owen, que marcou um "hat-trick" em 1997.
“Este é o melhor dia da minha vida. Foi um sonho tornado realidade. Foi uma experiência inacreditável”, disse o jogador à BBC Sport.
Foi o melhor dia da vida de Danns e foi um dia icónico para os rapazes que cumpriram o sonho de jogar por um gigante europeu. Sem nenhum astro em campo, o jogo coletivo do Liverpool foi a estrela maior que os guiou à vitória.
A formação de Anfield volta a entrar em campo para a Taça de Inglaterra com o Manchester United, dia 16 de março, a contar para os quartos de final.
Salvo imprevistos, alguns dos jogadores que estão lesionados estarão aptos para ir a jogo, mas se não estivessem, Klopp não estaria mal servido. Começa a haver certeza de que o treinador pode confiar nos seus jovens para manter a chama acesa.
Os miúdos de Anfield mantêm a possibilidade de o clube lutar pela Taça de Inglaterra e pela Premier League. No bolso já têm a Taça da Liga e, a nível internacional, vão batalhar por mais uma Liga Europa.