04 jan, 2024 - 16:02 • Lusa
O antigo médio Ivan Hasek, de 60 anos, está de regresso ao cargo de selecionador da República Checa, adversária de Portugal na fase final do Euro 2024, anunciou esta quinta-feira a federação local.
Hasek sucede a Jaroslav Silhavy, que se demitiu após garantir a qualificação para o próximo Europeu, que vai decorrer no verão na Alemanha, e volta a comandar a seleção checa, tal como já tinha acontecido em 2009, na altura com uma breve passagem (fez apenas cinco jogos) e quando era também presidente da federação.
Como jogador, Hasek foi capitão da equipa da Checoslováquia que competiu na fase final do Mundial 1990, em Itália, e, como treinador, o seu último cargo foi como selecionador do Líbano, em 2021.
O checo fez grande parte da sua carreira de técnico nos Emirados Árabes Unidos, tendo passado também pelo futebol francês e japonês.
Hasek assinou um contrato até novembro de 2025, período em que termina a fase de qualificação para o Mundial 2026, mas o vínculo será estendido por mais um ano caso consiga o apuramento.
A República Checa é rival de Portugal no Grupo F do Euro 2024, juntamente com a Turquia e o vencedor do play-off do caminho C (Cazaquistão, Grécia, Luxemburgo ou Geórgia).
O jogo de estreia de Portugal será mesmo contra os checos, a 18 de junho, em Leipzig.