A+ / A-

Oficial. FC Porto e Benfica no Mundial de Clubes

17 dez, 2023 - 15:59

A prova, primeira edição, vai decorrer de 15 de junho a 13 de julho nos Estados Unidos.

A+ / A-

Agora é oficial: Benfica e FC Porto estão garantidos no novo Mundial de Clubes, que vai estrear em 2025, com 32 equipas, e jogar-se de quatro em quatro anos.

O Conselho da FIFA esteve reunido, este domingo, na Arábia Saudita e confirmou os critérios para a escolha dos participantes.

As duas equipas lusas entram pela posição no “ranking”, tal como Bayern Munique, PSG e Inter. Ainda há vagas para preencher, mas confirmados pela Liga dos Campeões entram Chelsea, Real Madrid e Manchester City.

A FIFA também confirmou dois de cinco representantes de África, o Al Ahly e o Wydad, dois de cinco da Ásia, o Al Hilal e o Urawa Red Diamonds, três de quatro da CONCACAF, o Monterrey, o Seattle Souunders e o Léon, e a equipa da Oceânia, o Auckland City.

Quanto à América do Sul, serão seis as equipas, com três brasileiras já certos, o Palmeiras, de Abel Ferreira, o Flamengo e o Fluminense, sendo que, para completar o lote de 32 equipas, ainda será escolhida uma equipa do país anfitrião.

A prova contará com uma primeira fase de grupos, com oito grupos de quatro equipas, qualificando-se para a fase a eliminar (oitavos de final, quartos de final, meias-finais e final), a um só jogo, os dois primeiros de cada agrupamento.

As datas do torneio em 2025 ficaram confirmadas: de 15 de junho a 13 de julho, a primeira edição nos Estados Unidos.

As 32 equipas apuradas vão receber um chorudo prémio de participação e ser divididas em oito grupos de quatro equipas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+