Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Redes Sociais

Uma em cada cinco jogadoras no Mundial 2023 foi alvo de discriminação ou ameaças

12 dez, 2023 - 00:13 • Redação com Lusa

Em comparação com o Mundial masculino, a probabilidade de as jogadoras serem insultadas nas redes sociais era 29% mais alta. Metade eram insultos homofóbicos e de cariz sexual ou sexista.

A+ / A-

Uma em cada cinco jogadoras presentes no Mundial 2023 recebeu mensagens discriminatórias, ofensivas ou mesmo ameaças nas redes sociais, indica um relatório divulgado esta segunda-feira pelo Sindicato Internacional de Futebolistas, a FIFPro.

Segundo o documento da FIFPro e da FIFA, o serviço de proteção nas redes sociais em funcionamento durante o Campeonato do Mundo pôde salvaguardar perto de 700 jogadoras e técnicas, com 5,1 milhões de publicações e comentários analisados, em 35 línguas diferentes.

A ação visou as redes sociais Facebook, Instagram, Tiktok, Twitter (agora "X") e YouTube, e albergou ainda contas de 29 árbitras.

Ao todo, 152 jogadoras presentes no torneio, em que Portugal participou, receberam mensagens ofensivas, com insultos homofóbicos e de cariz sexual ou sexista a representarem praticamente metade das missivas.

Comparando com os participantes no Mundial 2022 masculino, a probabilidade de as jogadoras do Mundial 2023 serem insultadas era 29% mais alta, conclui o relatório.

O presidente da FIFPro, David Aganzo, destacou o "ambiente online tóxico como um local de risco para as futebolistas, que afeta a sua saúde mental e bem-estar".

O serviço de proteção, que arrancou no Mundial 2022, é uma resposta a "uma triste realidade", nota a FIFA, e foi também utilizado durante o Mundial sub-17 deste ano, a oitava competição em que foi aplicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+