Tempo
|
A+ / A-

Caso Negreira pode tirar Barcelona da Liga dos Campeões

01 jun, 2023 - 22:03 • Lusa

UEFA pediu informação adicional ao clube catalão sobre o caso de alegados pagamentos avultados a um antigo árbitro.

A+ / A-

Os inspetores da UEFA responsáveis pela elaboração de um relatório sobre o caso Negreira pediram informações adicionais ao Barcelona, com vista à decisão sobre a autorização da inscrição do campeão espanhol na Liga dos Campeões.

De acordo com fonte do clube, citada esta quinta-feira, pela EFE, Samuel Leuba e Mirjan Koller enviaram um questionário com cerca de 70 perguntas ao Barcelona – que deve responder até à próxima semana -, no âmbito da investigação judicial que pode custar aos catalães a presença na Champions da próxima época.

Em março, o Barcelona, vários ex-dirigentes e o antigo vice-presidente da Comissão Técnica de Árbitros José Negreira foram indiciados por corrupção, abuso de confiança e falsificação de registos comerciais, num caso de alegados pagamentos avultados ao antigo árbitro.

O Ministério Público apresentou uma denúncia formal no Tribunal de Instrução número 1 de Barcelona contra o clube, enquanto pessoa jurídica, bem como contra os seus antigos presidentes, nomeadamente, Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell.

O caso surgiu na sequência de investigações que o Ministério Público de Barcelona iniciou há cerca de um ano e que dão conta de que o antigo responsável da arbitragem espanhola recebeu, através de uma empresa, quase sete milhões de euros por suposta assessoria, verbal, ao clube, entre 2001 e 2018.

Este caso, no qual o clube catalão é associado ao crime de corrupção em negócios na forma continuada, foi apenso a um outro, resultante de uma denúncia apresentada nas últimas semanas pelo antigo árbitro e atual videoárbitro Estrada Fernández contra Negreira e a empresa Dasnil 95, por corrupção desportiva.

Supostas irregularidades fiscais cometidas pela empresa de Negreira expuseram, em maio de 2022, os pagamentos recebidos pelo antigo vice-presidente da Comissão Técnica de Árbitros.

De acordo com a justiça espanhola, o Barcelona “manteve um acordo verbal estritamente confidencial” com José Negreira, para que este, “a troco de dinheiro, realizasse ações tendentes a favorecer o Barcelona na tomada de decisões dos árbitros” nos seus desafios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+