Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Corinthians

Termina a polémica sobre racismo no Brasileirão. Português Rafael Ramos absolvido

31 mar, 2023 - 09:37 • Redação

Lateral-direito do Corinthians já tinha sido ilibado de injúria racista a Edenilson, do Internacional, mas agora também cai a segunda acusação, de ofensa. Caso remonta a maio de 2022.

A+ / A-

Rafael Ramos, lateral-direito português do Corinthians, foi absolvido das acusações de injúria racial e ofensa de que era alvo no Brasil.

O caso diz respeito ao empate (2-2) do Corinthians, então treinado por Vítor Pereira, em maio de 2022, no terreno do Internacional. Edenilson, da equipa da casa, acusou Ramos de lhe chamar "macaco", ao minuto 75.

O jogo parou durante cerca de quatro minutos. No final da partida, o português foi detido, embora tenha sido libertado após pagamento de fiança, no valor de 10 mil reais (1.896 euros à taxa de conversão da altura).

Rafael Ramos desmentiu ter proferido um insulto racista, alegando que o caso não passara de um mal entendido provocado pelo sotaque. A Polícia Civil brasileira chegou a solicitar uma perícia de leitura labial.

O caso seguiu para a Justiça. Após reconhecer que não havia indícios de injúria racial, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva manteve a acusação de ofensa. Contudo, agora, também essa cai por terra.

Rafael Ramos, de 28 anos, escapa, assim, a uma multa de 20 mil reais (cerca de 3.600 euros à taxa atual) e de potencial suspensão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+