Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Abel Braga prefere Mourinho a Jesus na seleção brasileira

27 mar, 2023 - 18:24 • Pedro Castro Alves

Apesar da qualidade dos portugueses e demais, o técnico brasileiro lembra que os canarinhos não conquistaram “nenhum dos cinco Mundiais com selecionadores estrangeiros”.

A+ / A-

Abel Braga respeita a história de Jorge Jesus no Brasil, contudo, se tivesse de escolher um treinador português, preferiria ver José Mourinho a orientar a seleção brasileira.

Apesar de ter brilhado no Flamengo, onde conquistou Libertadores, Recopa Sul-americana, Brasileirão e Supercopa, Jesus não reúne consenso entre os treinadores brasileiros, muito menos para selecionador. Em declarações a Bola Branca, Abel Braga, atual coordenador técnico do Vasco da Gama, explica porque coloca o treinador da Roma à frente do do Fenerbahçe.

“Ficaria extremamente feliz, porque é uma pessoa por quem tenho uma admiração ímpar. É uma grande pessoa e um grande amigo, conheci muito bem o pai dele quando trabalhei em Setúbal. Se fosse o Mourinho eu ficaria imensamente feliz”, revela.

Abel Braga não gostaria de ver Jorge Jesus a treinar a seleção do Brasil, embora admita que o bom trabalho que fez no Flamengo o poderia ajudar a convencer os adeptos e a imprensa de que é o homem certo para suceder a Tite.

“O Jorge fez um trabalho muitíssimo bom no Flamengo. Isso, antes, só tinha acontecido no Benfica e no Sporting, agora na Turquia não correu como espera. Mas é um treinador que conhece bem o futebol brasileiro e, por essa passagem no Flamengo, até pode ser bem visto pela imprensa e pelos adeptos”, diz, em declarações à Renascença.

O melhor mesmo é um brasileiro


Antes Mourinho que Jesus, mas Abel Braga defende que o ideal seria ter um brasileiro à frente da seleção do Brasil. O coordenador técnico do Vasco indica, até, alguns candidatos que encaixariam no lugar.

“Acho que temos treinadores [brasileiros] altamente capacitados para assumir a seleção. Principalmente dois jovens: Maurício Barbieri do Vasco e Fernando Diniz do Fluminense. O Brasil não ganhou nenhum dos cinco títulos mundiais com selecionadores estrangeiros. Não estou a discutir a qualidade dos treinadores que estão a ser falados: todos têm qualidade, como Jesus, Ancelotti, Mourinho ou Guardiola”, atira.

Abel Braga completa que avançar com um treinador estrangeiro poderá não ser o “melhor caminho, porque é um caminho difícil”.

O técnico de 70 anos, atual coordenador técnico do Vasco, passou em Portugal por Rio Ave, Belenenses, Famalicão e Vitória de Setúbal. Orientou ainda o Marselha, em França. Abel Braga já orientou clubes como Flamengo, Fluminense e Atlético Mineiro, entre outros dos principais clubes brasileiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+