Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso Negreira

Piqué: "Ponho a mão no fogo como o Barcelona não comprou árbitros"

14 mar, 2023 - 09:22 • Redação

Antigo capitão do Barcelona explica que o clube está habituado a "conspirações e campanhas".

A+ / A-

Gerard Piqué, antigo jogador e capitão do Barcelona, garante que o clube nunca comprou árbitros, numa altura em que os catalães foram acusados de corrupção pelo Ministério Público espanhol.

Em declarações à RAC1, o agora ex-jogador - retirado já a meio desta temporada -, explica que o clube está habituado a teorias da conspiração.

"Ponho a mão no fogo como o Barcelona não comprou árbitros. Se queres comprar um árbitro é tão fácil como dar-lhe um envelope negro, não vais ao vice-presidente do comité dos árbitros. Não tem nenhuma lógica. A partir daqui, estamos habituados a conspirações e a estas campanhas", começou por dizer.

O Barcelona e vários ex-dirigentes, assim como José Negreira, antigo responsável da arbitragem, foram indiciados por corrupção, abuso de confiança e registos comerciais falsos.

O caso surge na sequência de investigações que o Ministério Público de Barcelona iniciou há cerca de um ano e que dão conta de que o antigo responsável da arbitragem espanhola recebeu, através de uma empresa, quase sete milhões de euros por suposta assessoria, verbal, ao clube, entre 2001 e 2018.

Piqué sublinha a versão avançada pelo clube e por Negreira: "Nós conhecemos os árbitros, mas os treinadores estavam sempre a chegar, precisam de ajuda para conhecer o perfil de cada árbitro".

Supostas irregularidades fiscais cometidas pela empresa de Negreira expuseram, em maio de 2022, os pagamentos recebidos pelo antigo vice-presidente da Comissão Técnica de Árbitros.

De acordo com a justiça espanhola, o Barcelona "manteve um acordo verbal estritamente confidencial" com José Negreira, de forma a que este, "a troco de dinheiro, realizasse ações tendentes a favorecer o Barcelona na tomada de decisões dos árbitros" nos seus desafios.

Durante a altura da alegada corrupção, o Barcelona viveu uma época dourada, com muitos títulos conquistados em Espanha. Piqué diz que "podem rever tudo, fomos simplesmente muito superiores e não dependíamos de árbitros. Confio no clube".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+