Tempo
|
A+ / A-

Jogadores portugueses ajudam a salvar vidas na Turquia

07 fev, 2023 - 22:30 • Pedro Castro Alves

Marco Paixão relata o cenário no dia seguinte ao terramoto que abalou o país. Recolher bens essenciais e doar sangue são as prioridades.

A+ / A-

Há jogadores portugueses que tentam ajudar a Turquia a levantar-se dos escombros.

Marco Paixão, avançado português de 38 anos, joga no Altay da segunda divisão turca e descreve o dia seguinte ao violento sismo que atingiu o país e faz milhares de vítimas.

Para Paixão, a hora é de “recolher bens” e de “doar sangue” para enviar para as zonas mais atingidas.

“Existem vários pontos de recolha para bens essenciais, para enviar para as pessoas nas áreas mais afetadas. Vamos comprar mantas e vários bens necessários, para enviar. Eu e a minha mulher vamos também doar sangue, para tentar ajudar”, diz a Bola Branca.

Depois do sismo, sobreviventes tentam resistir ao frio na Turquia
Depois do sismo, sobreviventes tentam resistir ao frio na Turquia

O sismo, registado na segunda-feira e que tem sido seguido de fortes réplicas, já causou a morte de mais de 7.200 pessoas na Turquia e na Síria, deixando também milhares de feridos e outros milhares sem-abrigo no frio glacial que se faz sentir na região.

Marco Paixão vive em Izmir, cidade que não foi afetada, mas o atleta alerta que o perigo está sempre à espreita.

“Perigo, na Turquia, há em todo o lado. Esta é a altura dos terramotos. Aqui em Izmir, onde vivo, também há terramotos todos os anos. Há dois anos houve um muito grande, onde também caíram edifícios e morreram algumas pessoas. É impossível precaver-se este tipo de situações, é muito difícil”, explica à Renascença.


Sismos na Turquia e Síria. O rasto de destruição visto do ar
Sismos na Turquia e Síria. O rasto de destruição visto do ar

Todas as competições de futebol estão paradas, provisoriamente. No caso do Altay, a equipa continua a treinar, mas Marco Paixão descreve um cenário emocionalmente difícil.

“Continuamos a treinar normalmente, mas os treinos são um bocado forçados, obviamente. A moral está em baixo, estamos todos muito desgastados. Estamos à espera de notícias da federação, em princípio a Liga vai parar duas semanas”, conta.

O atacante português revela que mantém conversas com os compatriotas, que jogam também na Turquia.

“Temos falado e vamos vendo o que se passa, mas têm sido dias muito complicados”, conclui.

A Turquia está, a partir de hoje e durante os próximos três meses, em estado de emergência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+