01 dez, 2022 - 20:56 • Inês Braga Sampaio
A Alemanha cai na fase de grupos do Mundial 2022, mesmo derrotando a Costa Rica, também eliminada, por 4-2, esta quinta-feira. O Japão venceu a Espanha, por 2-1, e as duas seleções seguiram para os oitavos de final. Os asiáticos, que bateram as duas equipas europeias, vencem o grupo E.
No Estádio Al Bayt, a Alemanha abriu o marcador frente à Costa Rica logo aos dez minutos, por intermédio de Serge Gnabry.
Foi no minuto seguinte que, no Estádio Internacional Khalifa, a Espanha se adiantou diante do Japão. Jogada de insistência, cruzamento adiantado e Álvaro Morata apareceu na cara do guarda-redes a cabecear picado para o fundo das redes.
Ao intervalo de ambos os jogos, Espanha e Alemanha estavam virtualmente apuradas, com os espanhóis no primeiro lugar.
No entanto, o Japão entrou com tudo na segunda parte e, logo aos 48 minutos, Ritsu Doan aproveitou uma má saída de bola da Espanha para disparar desde a entrada da área e fazer o empate. Unai Simón ainda tocou na bola, mas o remate era muito forte e não deu hipótese.
Três minutos depois, a reviravolta: depois de um cruzamento da esquerda, Kaoru Mitoma impediu que a bola saísse pela linha de fundo e cruzou rasteiro para o centro, onde surgiu Ao Tanaka a encostar. O golo foi, inicialmente, anulado, por parecer que a bola tinha mesmo saído das quatro linhas, contudo, após análise do videoárbitro, confirmou-se que não o tinha feito na totalidade.
Volte-face "express" que apurava o Japão e eliminava a Alemanha. A Espanha, ainda dentro do Mundial, estava dependente do outro jogo.
Mundial 2022
Selecionador da Alemanha não toma decisão logo apó(...)
Golo aos 51 minutos do Japão, golo aos 58 da Costa Rica. Contra-ataque em números, Keysher Fuller entrou pelo lado direito da área e cruzou a meia altura, para um cabeceamento em mergulho de Kendall Waston. Manuel Neuer defendeu de forma incompleta e, Yeltsin Tejeda foi o primeiro a reagir para, na recarga, fazer o empate.
Doze minutos mais tarde, e já depois de Jamal Musiala ter acertado duas vezes nos postes, a Costa Rica consumou a reviravolta. Na sequência de um livre na asa esquerda do ataque, batido para o segundo poste, Waston desviou para o centro e, na confusão, Juan Pablo Vargas empurrou, de forma acrobática, para o 2-1, que apurava os costarriquenhos e deixava Espanha e Alemanha fora do Mundial.
Porém, a Alemanha não estava "morta". Logo a seguir, ao minuto 73, trapalhada na área da Costa Rica e Niclas Fullkrug adiantou a bola para Kai Havertz, que recebeu com qualidade e atirou para o empate e recolocou os alemães - e a Espanha - na corrida.
Aos 85 minutos, Havertz completou a segunda cambalhota da partida. No corredor direito, Gnabry colocou a bola ao segundo poste e o avançado do Chelsea adiantou-se ao marcador para desviar para o golo perante um Navas desamparado.
Como se não bastasse, quatro minutos depois, a Alemanha fez o 4-2. Desde longe, Joshua Kimmich levantou a bola sobre toda a defesa da Costa Rica, para Leroy Sané, que ofereceu de bandeja a Fullkrug. O golo ainda foi invalidado num primeiro momento, por fora de jogo, mas o VAR confirmou que tudo era legal. Não obstante, fruto do resultado do outro jogo, a equipa de Hansi Flick continuava eliminada.
Qatar 2022
Avançado falha quatro grandes oportunidades no nul(...)
Contas feitas, a Alemanha cai na fase de grupos pelo segundo Mundial consecutivo (também foi eliminada de forma precoce no Rússia 2018).
Avançam para os oitavos de final o Japão, no primeiro lugar do grupo E, com seis pontos. Os asiáticos vão defrontar a Croácia, segunda classificada do grupo F. A Espanha fica no segundo lugar, com quatro pontos, e vai medir forças com Marrocos, que venceu o grupo dos croatas.
Os alemães são eliminados pela diferença de golos - um positivo, contra seis da Espanha, que fica a dar graças pela goleada, por 7-0, à Costa Rica na primeira jornada. Os americanos ficam em último, com três pontos. Foram os únicos do grupo a pontuar (e a ganhar) frente ao Japão.