Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Qatar 2022

Países Baixos e Equador empatam e eliminam Qatar do Mundial

25 nov, 2022 - 17:58 • Inês Braga Sampaio

É a segunda vez na história que o anfitrião do Campeonato do Mundo fica pela fase de grupos.

A+ / A-

O Qatar está fora do Mundial 2022. O empate entre Países Baixos e Equador, por 1-1, esta sexta-feira, eliminou matematicamente o anfitrião.

É a segunda vez na história que o organizador de um Campeonato do Mundo é eliminado na fase de grupos - a primeira foi em 2010, quando a África do Sul também não conseguiu seguir em frente.

O primeiro golo do encontro surgiu logo aos seis minutos. Um corte mal feito à entrada da área do Equador resultou numa bola solta que Cody Gapko caçou para enviar um míssil à baliza de Andries Noppert.

Esse foi o último remate enquadrado com a baliza dos Países Baixos, que a partir daí deixaram-se sufocar pelo Equador e só remataram duas vezes em todo o jogo. Ainda antes do intervalo, Pervis Estupiñán meteu a bola na baliza, no desvio a um remate do ex-Sporting Gonzalo Plata, porém, o empate foi anulado devido a fora de jogo do ex-Boavista Jackson Porozo, por obstruir a ação do guarda-redes desde posição irregular.

O Equador continuou a tentar e, aos 49 minutos, teve prémio. Recuperação de bola no meio-campo ofensivo, a bola chegou a Estupiñán na esquerda e este rematou, para defesa incompleta de Noppert. Na recarga, o inevitável Enner Valencia deu o empate aos sul-americanos.

Valencia esse que, aos 90 minutos, deu más notícias à seleção do Equador. O capitão, que já leva três golos no Mundial, lesionou-se e foi substituído, tendo precisado de ser retirado do relvado em maca.

Com este resultado, Países Baixos e Equador partilham a liderança do grupo A, cada um com quatro pontos. O Senegal é terceiro, com três. Estas três seleções chegam à última jornada com hipótese de apuramento. O Qatar, último, sem pontos, já está eliminado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+