Tempo
|
A+ / A-

Mundial 2022

Não é "football" nem "soccer". EUA e Inglaterra anulam-se

25 nov, 2022 - 21:09 • Inês Braga Sampaio

Pelo burburinho nas redes sociais antes antes do apito inicial, pensar-se-ia que estava em jogo o nome do desporto rei. No entanto, o quinto nulo do Mundial 2022 não tirou teimas.

A+ / A-

Inglaterra e Estados Unidos fecharam a segunda jornada do grupo B, esta sexta-feira, com um nulo, o quinto (em 20 jogos) do Mundial 2022.

Pelo burburinho nas redes sociais antes antes do apito inicial, pensar-se-ia que no duelo entre Inglaterra e EUA estava em jogo o nome do desporto rei - entre "football", como dizem os ingleses, e "soccer", à americana. Contudo, no final de contas, nenhuma das nações está habilitada a decidir como se chama o futebol.

Apesar das várias tentativas - oito remates para Inglaterra (três enquadrados com a baliza) contra dez dos EUA (um) -, ninguém conseguiu desatar o nó, num relvado em que só se falava inglês.

Os EUA continuam invictos em Mundiais frente à nação de que se libertaram em 1776: uma vitória (1950) e dois empates (2010 e 2022). Contudo, agora precisam de ganhar ao Irão, na última jornada, para se qualificarem para os oitavos de final. Cenário que já aconteceu: os norte-americanos empataram os dois primeiros jogos e, depois, seguiram para a fase seguinte, com cinco pontos, juntamente com a Inglaterra, em 2010.

Neste momento, a Inglaterra lidera o grupo B, com quatro pontos, e só uma derrota com o País de Gales, último classificado, com um ponto, evitará a qualificação. O Irão, de Carlos Queiroz, encontra-se no segundo lugar, com três pontos, e os EUA em terceiro, com dois.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+