Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irão

Queiroz: "Viemos cá para jogar, mas não é o que temos estado a fazer"

21 nov, 2022 - 16:14 • Redação

Os jogadores da seleção iraniana optaram por não cantar o hino nacional do seu país, em possível demonstração de apoio aos protestos no Irão pelos direitos das mulheres.

A+ / A-

Veja também:


Carlos Queiroz, treinador do Irão, acredita que os jogadores ainda não conseguiram estar completamente focados em disputar o Campeonato do Mundo. A seleção iraniana tem estada envolta em polémica com a tensão política vivida no seu país.

O Irão perdeu por 6-2 frente à Inglaterra. Os jogadores da seleção iraniana optaram por não cantar o hino nacional do seu país, antes do apito inicial do jogo de estreia no Mundial 2022, frente à Inglaterra, em possível demonstração de apoio aos protestos no Irão pelos direitos das mulheres e contra a República Islâmica.

"Temos de conseguir estar no jogo. Com todos os problemas com que os jogadores estão a lidar, é muito difícil haver concentração. Tenho a certeza de que vamos voltar mais fortes e mais envolvidos no futebol, que é o que conta. Viemos cá para jogar, mas não é o que temos estado a fazer. Para ser claro, não precisamos de adeptos que só apoiam a equipa quando vence, podem ficar em casa", disse.

O Irão tem sido palco de uma vaga de protestos em massa há mais de dois meses, catalisada pela morte, a 16 de setembro, de Mahsa Amini, iraniana curda de 22 anos, detida três dias antes pela "polícia da moral" por violar o rigoroso código de vestuário da República Islâmica.

Estados Unidos e País de Gales são os próximos adversários do Irão. Queiroz tenta relativizar a pesada goleada com a Inglaterra.

"Não foi uma derrota, foi uma boa sessão de treino para nós. Estamos a aprender para estarmos bem preparados para os próximos jogos", disse.

Manifestações de jogadores e alegadas pressões


Taremi, do FC Porto, é um dos jogadores iranianos que já se manifestaram publicamente sobre a atual situação no país, com críticas ao "mau comportamento e violência contra mulheres".

"Em que língua temos de levantar os nossos problemas e preocupações para sermos ouvidos? Os oficiais têm o dever de oferecer bem-estar e conforto ao honorável povo do Irão. Violência e uso de força contra pessoas não resolve qualquer problema e, sob qualquer forma, não é aceitável", escreveu o avançado no Instagram, a 28 de setembro.

Outros jogadores da seleção do Irão já se falaram sobre a situação, como Sardar Azmoun, Vahid Amiri e Karim Ansarifard.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Raul Silva
    21 nov, 2022 Agualva-Cacém 18:45
    Preocupou-se mais com os corações dos adeptos do Benfica e do Sporting e o resultado foi o que foi. Pode começar a fazer as malas para ir destreinar noutro país.

Destaques V+