Tempo
|
A+ / A-

Presidente da FIFA. "Hoje sinto-me qatari, árabe, gay, deficiente, trabalhador migrante"

19 nov, 2022 - 09:57 • Diogo Camilo

Gianni Infantino desvalorizou as críticas ao regime do Qatar, aponta que lições de moral são "hipocrisia" e diz compreender o que sentem as pessoas atingidas pela discriminação porque já foi alvo de "bullying".

A+ / A-

VEJA TAMBÉM:


O presidente da FIFA, Gianni Infantino, desvalorizou este sábado as críticas ao Qatar, organizador do Mundial de futebol, dizendo compreender o que sentem as pessoas atingidas pela discriminação do regime do país pois, segundo o próprio, já foi alvo de “bullying”.

"Hoje sinto-me qatari. Sinto-me árabe, africano. Hoje sinto-me gay, deficiente, sinto-me um trabalhador migrante. Claro que não sou qatari, árabe, africano, gay ou deficiente, mas sinto-me como tal, pois sei o que é ser discriminado, alvo de bullying, como estrangeiro num país diferente”, disse o presidente do órgão máximo do futebol.

Infantino criticou que prefere fazer “acusações” ou arranja “lutas ou insultos”, dizendo que a solução passa por “tentar fazer uma ligação”.

"Eu sou europeu. Penso que, por aquilo que nós, os europeus, temos feito nos últimos 3.000 anos em redor do mundo, deveríamos pedir desculpa pelos próximos 3.000 anos. Vim cá há três anos e abordei, imediatamente, a questão dos trabalhadores migrantes", afirmou.

O presidente da FIFA indica ainda que, “se a Europa se importasse verdadeiramente” com os trabalhadores migrantes no Qatar, faria o mesmo que o país do Médio Oriente e criaria “canais legais” para que “uma percentagem destes trabalhadores conseguisse vir”.

"Com vencimentos inferiores, mas dando-lhes alguma esperança e algum futuro. Isto não significa que não devemos apontar o que não funciona no Qatar. Claro que há questões que devem ser abordadas. Estas lições de moral unilaterais são, apenas, hipocrisia", completou.

Seis problemas a ensombrar o Mundial do Qatar
Seis problemas a ensombrar o Mundial do Qatar
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+