Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carlos Queiroz. "Bom senso" de Fernando Santos vai ajudar a gerir o caso Ronaldo

19 nov, 2022 - 13:44 • Carlos Dias com Redação

Selecionador do Irão falou do "momento único" que o futebol português vive e acredita que Portugal não sairá prejudicado da entrevista dada recentemente por Ronaldo, em que o capitão da seleção nacional criticou o Manchester United e o treinador Erik ten Hag.

A+ / A-

VEJA TAMBÉM:


O selecionador de futebol do Irão, o português Carlos Queiroz, não se mostrou surpreendido com as críticas do compatriota Cristiano Ronaldo ao Manchester United, acreditando que o avançado encontrou o clube inglês muito instável, mas que Fernando Santos será capaz de gerir através do "bom senso" e que a seleção portuguesa não sairá prejudicada da situação.

"Temos um selecionador nacional que em muitas circunstâncias mostrou a sua competência, o seu bom senso e a sua tranquilidade, na forma como tem vindo a gerir as decisões e as competições. Não vai ser agora que os jogadores ou os selecionadores vão desapontar os adeptos portugueses", disse em declarações à comunicação social portuguesa presente em Doha, no Qatar, onde vai decorrer a fase final do Mundial2022, comentando a entrevista dada recentemente por Ronaldo, em que o capitão da seleção nacional criticou o Manchester United e o treinador Erik ten Hag.

“Estou um pouco afastado, mas não me surpreende, porque o contexto do clube não é o mesmo. A verdade é que, talvez, a contratação de Cristiano como jogador é uma coisa, como elemento que teria chegar ao clube e fazer a viragem da filosofia, ou não filosofia, é outra completamente diferente”, começou por dizer Carlos Queiroz, de 69 anos.

O antigo técnico-adjunto dos ‘red devils’ entre 2002 e 2008 – pelo meio foi técnico principal do Real Madrid -, falou, depois, da “grande instabilidade” que o jogador português encontrou em Old Trafford.

“O clube está a viver um momento de grande instabilidade nestes anos. O Cristiano chegou e não viu a mesma mentalidade, a mesma forma de estar. Encontrou dificuldades na adaptação e rotinas num clube que foi sempre ganhador e que está a tentar levantar-se. Não se corrige isto em seis meses ou num ano, demora quatro a sete anos”, analisou.

Ainda sobre o capitão da equipa das ‘quinas’, mas relativamente à gestão física em campo, tendo em conta os 37 anos de idade, Queiroz explicou que tem de existir uma abordagem diferente, tal como com o central Pepe, de 39.

“São jogadores que deram grandes contributos e soluções às equipas. Quando nós temos o Ronaldo com 37, obviamente que a abordagem da competição e do treino tem de ser diferente. Há que entender de forma diferente, com consideração e bom senso necessário para tirar partida de dois jogadores que foram importantes e continuam a ter um papel importante”, argumentou.

De acordo com Queiroz, que treinou a seleção portuguesa entre 2008 e 2010, “não se pode gerir um jogador de 37 anos, como se gere um de 20 ou 21”, pelo que é “preciso saber construir as melhores condições dentro do campo, como no passado”.

Por fim, abordou a qualidade existente na equipa treinada por Fernando Santos, que tem “sabido equilibrar as estrelas” lusas, sem esquecer de referir que nunca Portugal reuniu “experiência e maturidade” como em 2022.

“Para a seleção portuguesa [o Mundial] vem num momento único na história do futebol português. Nunca jogadores em condições e de qualidade extraordinária se juntaram num determinado momento, com soluções para se chegar ao fim. Penso que, desta vez, Portugal reúne essas condições. Vencer, todos desejam, e penso que Portugal tem uma forma, tem qualidade, tem profundidade, experiência e maturidade que nunca tivemos. E tem o Fernando [Santos], que tem sabido equilibrar estes jogadores, estas estrelas. A forma está ali. Não há vencedores antecipados e aquela ponta de sorte que é necessária”, concluiu.

O Campeonato do Mundo realiza-se no Qatar, entre 20 de novembro e 18 de dezembro.

Portugal está integrado no Grupo H, juntamente com Uruguai, Gana e Coreia do Sul, de Paulo Bento, tendo estreia marcada na competição para 24 de novembro, diante dos ganeses, no Estádio 974, em Doha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+