Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Presidente da FIFA pede "cessar-fogo temporário" na Ucrânia durante o Mundial​

15 nov, 2022 - 09:33 • Lusa

Gianni Infantino acredita que o desporto pode desempenhar um papel unificador.

A+ / A-

O presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Gianni Infantino, pediu esta terça-feira um cessar-fogo de um mês na Ucrânia, durante o Mundial de 2022, assegurando que o desporto pode desempenhar um papel unificador.

"O meu apelo a todos vocês é que considerem um cessar-fogo temporário de um mês durante o Campeonato do Mundo", disse durante um almoço para líderes do G20 reunidos na ilha indonésia de Bali.

Na ausência de uma trégua, o responsável, que foi condecorado pelo Kremlin após o Campeonato do Mundo de 2018, falou da possibilidade de "corredores humanitários" ou tudo o que possa levar a retomar o diálogo.

Infantino elogiou o papel unificador do futebol, lembrando que a Rússia organizou o Campeonato do Mundo de 2018 e que a Ucrânia é candidata a acolher a competição em 2030 com Espanha e Portugal.

"Não somos tão ingénuos a ponto de pensar que o futebol pode resolver os problemas do mundo, mas é uma oportunidade para fazer o possível para acabar com os conflitos", sublinhou.

A 22.ª edição do Campeonato do Mundo arranca no domingo, com o duelo entre o anfitrião Qatar e o Equador, para o Grupo A, e termina em 18 de dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+