Tempo
|
A+ / A-

FPF assina comunicado em defesa de direitos humanos e laborais no Qatar

06 nov, 2022 - 16:49 • Carlos Calaveiras

O Mundial de futebol decorre entre 20 de novembro e 18 de dezembro.

A+ / A-

Dez federações europeias, entre as quais a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), defendem os direitos humanos e laborais no Qatar, país que vai ser anfitrião do Campeonato do Mundo de futebol entre novembro e dezembro.

Num documento divulgado este domingo, as federações de Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Inglaterra, Noruega, País de Gales, Países Baixos, Suécia, Suíça e Portugal deixam várias notas:

“Reconhecemos e congratulamo-nos, como fizemos no passado, de que foram feitos progressos significativos por parte do Qatar, nomeadamente no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores migrantes, com o impacto das alterações legislativas demonstrado nos recentes relatórios da Organização Internacional do Trabalho”, escrevem.

“Congratulamo-nos com as garantias dadas pelo governo qatari e pela FIFA sobre a segurança e inclusão de todos os adeptos que vão marcar presença no Mundial, incluindo os fãs LGBTQ+”, lê-se no documento.

No entanto, esclarecem: “Abraçar a diversidade e a tolerância significa também apoiar os direitos humanos. Os direitos humanos são universais e aplicam-se em todo o lado”.

As 10 federações continuam “a apoiar o impulso de uma mudança positiva e progressiva e continuamos a defender um resultado conclusivo e a atualizar as duas questões principais que temos vindo a discutir com a FIFA há muito tempo”.

O Mundial do Qatar decorre entre 20 de novembro e 18 de dezembro de 2022.

Mais de 6500 trabalhadores migrantes morreram durante as obras de construção dos estádios para o evento.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+