Tempo
|
A+ / A-

Liga das Nações feminina chega em 2023 e revoluciona apuramento para Euros e Mundiais

03 nov, 2022 - 12:04 • Inês Braga Sampaio

Nova competição de seleções da UEFA também tem influência no apuramento para os Jogos Olímpicos. Ainda não é certo, mas Portugal deverá participar na Liga A, na primeira edição.

A+ / A-

A UEFA oficializou, esta quinta-feira, a criação de uma Liga das Nações feminina, que arrancará no outono de 2023, terá influência no acesso aos Jogos Olímpicos e revoluciona o apuramento para Euros e Mundiais.

Tal como no futebol masculino, a Liga das Nações feminina ficará dividida em ligas e a distribuição das equipas será feita de acordo com o coeficiente de seleções da UEFA. Neste caso, são três: A, B e C.

Atualmente, Portugal ocupa a 17.ª posição do "ranking" da UEFA - que ainda não foi atualizado com os resultados do Euro 2022 -, logo atrás da Rússia, excluída de todas as competições europeias devido à guerra. Ao dia de hoje, a seleção nacional teria entrada direta na Liga A.

As Ligas A e B serão disputadas por 16 seleções, cada, em quatro grupos de quatro equipas. A Liga C terá 19 seleções, distribuídas por quatro grupos de quatro e um de três. As seleções de cada grupo defrontar-se-ão todas entre si a duas voltas (um jogo em casa e outro fora).

O vencedor de cada grupo da Liga A apura-se para a Final Four. Tal como na versão masculina, a Final Four contempla quatro jogos: duas meias-finais, jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares, e final.

A cada quatro anos, há uma nuance: a Liga das Nações também decide o apuramento para os Jogos Olímpicos. Para Paris 2024 qualificam-se os dois finalistas da Final Four, mais a França, que é anfitriã (se as francesas forem finalistas, a vaga vai para o terceiro classificado).

Foto: UEFA
Foto: UEFA
Foto: UEFA
Foto: UEFA

Número de subidas e descidas aumenta, mas sistema também fica mais difícil


O último classificado de cada grupo da Liga A é automaticamente relegado à Liga B. Os quatro vencedores de grupo da segunda divisão são promovidos ao principal escalão e os quatro últimos classificados, mais o pior terceiro, caem para a Liga C. Na última divisão, só dá para ir para cima: os quatro primeiros sobem ao segundo escalão.

Contudo, o sistema de subidas e descidas de divisão tem uma grande diferença face à versão masculina:

  • Os primeiros e segundos classificados da Liga A ficam na primeira divisão;
  • Os vencedores dos grupos das Ligas B e C sobem à A;
  • Os quartos classificados das Ligas A e os últimos mais o pior terceiro da Liga B descem de divisão;
  • Os dois piores segundos, todos os terceiros e todos os quartos classificados da Liga C permanecerão na última divisão.

Todas as outras equipas disputarão "play-offs" de promoção e despromoção, a duas mãos, sendo que quem vencer disputará a divisão superior na próxima edição e quem perder disputará a inferior:

  • Os terceiros da Liga A contra os segundos da Liga B;
  • Os três melhores terceiros da Liga B contra os três melhores segundos da Liga C.

Na Liga das Nações seguinte já não haverá duelo de subida/descida.

Apuramento para o Euro 2025 mais complexo


A primeira edição terá influência no apuramento para o Euro 2025 e é aqui que tudo muda, especialmente em relação ao futebol masculino - a fase de qualificação para o Europeu será disputada no mesmo formato da Liga das Nações, também dividida em três ligas e com o mesmo número de grupos. O "ranking" de cada seleção na fase de grupos Liga das Nações e o "play-off" entre divisões decidirão as posições de cada equipa.

Ou seja, as equipas serão distribuídas pelas ligas e respetivos grupos da fase de apuramento para o Euro 2025, que arranca na primavera de 2024, de acordo com a prestação na fase de grupos da Liga das Nações.

Os primeiros e segundos classificados de cada grupo da Liga A qualificam-se diretamente para o Europeu. O país anfitrião também participa na fase de apuramento, embora tenha vaga garantida na fase final - ou seja, à partida, há nove vagas de acesso direto ao Euro 2025 (no caso de múltiplos anfitriões, há um máximo de duas vagas alocadas).

As restantes equipas terão de disputar um "play-off" de duas rondas:

  • Na primeira ronda:
    • Os terceiros e quartos classificados da Liga A defrontam os vencedores e três melhores segundos da Liga C (os restantes estão automaticamente eliminados). Os oito vencedores avançam para a segunda ronda;
    • Os quatro vencedores de grupo e os dois melhores segundos classificados da Liga B medem forças com os restantes segundos e os quatro terceiros colocados da mesma divisão. Os seis vencedores seguem para a segunda ronda.
  • Na segunda ronda, as 14 equipas serão sorteadas em sete duelos - os sete vencedores apuram-se para o Euro 2025.

O apuramento para o Mundial 2027 será decidido de forma semelhante, embora com um ajuste aos "play-offs", dado que a UEFA só tem 11 vagas diretas mais uma possível via "play-off" intercontinental.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+