Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Teste negativo à Covid-19 é obrigatório para adeptos no Mundial do Qatar

29 set, 2022 - 13:54 • Lusa

A vacinação não e obrigatória para entrar no país. Todos os visitantes com 18 ou mais anos também devem descarregar uma aplicação de telemóvel administrada pelo governo do emirado, denominado Ehteraz, que rastreia os movimentos e o estado de saúde das pessoas.

A+ / A-

Os adeptos que se deslocarem ao Qatar para assistir aos jogos do Mundial 2022 de futebol terão que a apresentar um teste negativo à Covid-19, à chegada, mas a vacinação não é obrigatória, anunciaram os organizadores, esta quinta-feira.

Todos os visitantes com 18 ou mais anos também devem descarregar uma aplicação de telemóvel administrada pelo governo do emirado, denominado Ehteraz, que rastreia os movimentos e o estado de saúde das pessoas.

“Um Ehteraz verde (mostrando que o usuário não tem um caso confirmado de Covid-19) é necessário para entrar em qualquer espaço público fechado”, adianta a organização.

Os visitantes devem poder apresentar um resultado negativo de um teste PCR realizado nas 48 horas anteriores à chegada ou de um teste rápido oficial realizado nas 24 horas anteriores.

A realização dos testes à Covid-19 para visitantes com seis ou mais anos é obrigatória “independentemente do status de vacinação do indivíduo”, acrescentam os organizadores.

A vacinação não é obrigatória para os cerca de 1,2 milhões de visitantes esperados para o período do Mundial do Qatar.

As máscaras devem ser usadas nos transportes públicos, incluindo o sistema de metro, que muitos adeptos usarão para chegar aos oito estádios em Doha e arredores, que irão receber a prova.

O Qatar, com uma população estimada em pelo menos 2,5 milhões, embora apenas cerca de 350 mil sejam cidadãos do emirado, registou quase 450 mil casos confirmados de Covid-19 e 682 mortes pela doença.

Mais de 97% da população no Qatar tomou pelo menos uma dose de uma vacina contra a Covid-19, afirmam os dados mais recentes.

“Qualquer pessoa que teste positivo à Covid-19 enquanto estiver no Qatar será obrigada a um período de isolamento, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde Pública”, disseram ainda os organizadores.

O Mundial do Qatar vai decorrer entre 20 de novembro e 18 de dezembro, com a seleção portuguesa inserida no Grupo H, com Uruguai, Gana e Coreia do Sul.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+