Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ex-adjunto de Van Gaal é o novo selecionador feminino dos Países Baixos

24 ago, 2022 - 12:36 • Inês Braga Sampaio

Andries Jonker, que já foi selecionador interino, assume o cargo de forma permanente 21 anos depois. No futebol masculino, passou por clubes como Wolfsburgo e Bayern e Barcelona.

A+ / A-

Andries Jonker, antigo adjunto de Louis van Gaal, foi anunciado, esta quarta-feira, como novo selecionador feminino dos Países Baixos.

O técnico, de 59 anos, assina contrato até ao Euro 2025 e sucede ao inglês Park Parsons, que não resistiu à dececionante campanha dos Países Baixos no Europeu deste ano, em Inglaterra. As neerlandesas, que defendiam título, foram eliminadas nos quartos de final.

O objetivo imediato é garantir o apuramento para o Mundial 2023, na Austrália e na Nova Zelândia. As holandesas estão no primeiro lugar do grupo C de apuramento, com mais dois pontos do que a Islândia, mais também mais um jogo. Só o primeiro classificado tem acesso direto.

Andries Jonker tem alguma experiência no futebol feminino. Foi selecionador interino em 2001 e, 21 anos depois, assume o cargo de forma permanente. No futebol masculino, treinou clubes como Bayern de Munique (interino, apenas um jogo), Wolfsburgo e, mais recentemente, o Telstar, com que não evitou a descida à III Liga dos Países Baixos.

O novo selecionador feminino da Laranja Mecânica tabém é conhecido por ter sido adjunto do reputado técnico holandês Louis van Gaal no Barcelona e no Bayern, ainda na primeira década do século XXI.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+