Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ellen White

Avançada inglesa retira-se um mês depois de vencer o Europeu

22 ago, 2022 - 16:21 • Inês Braga Sampaio

Ellen White, de 33 anos, pendura as botas após concretizar o sonho de levantar um grande troféu pela seleção de Inglaterra.

A+ / A-
Ellen White é uma lenda da seleção inglesa. Foto: Vincent Mignott/EPA
Ellen White é uma lenda da seleção inglesa. Foto: Vincent Mignott/EPA
White marcou dois golos no Euro 2022. Foto: Vincent Mignott/EPA
White marcou dois golos no Euro 2022. Foto: Vincent Mignott/EPA
Ellen White com o troféu de campeã da Europa. Foto: Andy Rain/EPA
Ellen White com o troféu de campeã da Europa. Foto: Andy Rain/EPA

Ellen White anunciou o fim da carreira de futebolista, esta segunda-feira, menos de um mês depois de ter conquistado o Europeu por Inglaterra.

A ponta de lança internacional inglesa, de 33 anos, que representava, até agora, o Manchester City, anunciou o adeus numa publicação no Twitter, intitulada "Thank You Football" ("Obrigada, Futebol" em português).

Ellen White admite que pendurar as botas "foi uma das decisões mais difíceis" da sua vida, mas que sabe que "é a decisão certa".

"Sempre quis tomar esta decisão nos meus termos. E esta é a minha altura de dizer adeus ao futebol e ver a nova geração brilhar. Foi a maior honra e o maior privilégio jogar futebol. Em particular, jogar por Inglaterra foi e sempre será a maior dádiva. Os meus sonhos tornaram-se realidade no dia 31 de julho, ao vencer o Euro 2022 e tornar-me campeã europeia", escreveu a avançada, ao fim de 17 anos de carreira.

Ellen White, máxima goleadora histórica da seleção inglesa, com 52 golos em 113 internacionalizações, representou Chelsea, Leeds Carnegie, Arsenal, Notts County, Birmingham e Manchester City. Venceu dois campeonatos ingleses, três Taças e quatro Taças da Liga.

A agora ex-ponta de lança termina a carta com uma mensagem para "a próxima geração e potencialmente a próxima 'lioness'" (nome dado às jogadoras da seleção inglesa): "Trabalho duro, dedicação, paixão e amor pelo que fazes são uma grande receita. Nunca deixes que alguém te diga 'não podes fazer algo ou concretizar os teus sonhos'."

Ellen White espera, ainda, que o impulso dado pela vitória de Inglaterra no Euro garanta que "todos os jovens em todas as comunidades tenham a oportunidade de jogar e sentir-se ligados a todas as seleções inglesas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+