Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Uruguai quer Mundial 2030 "onde tudo começou" há 100 anos. Portugal e Espanha têm outros planos

03 ago, 2022 - 09:15 • Lusa

País organizou o primeiro Campeonato do Mundo e oficializa a candidatura a 2030, com a Argentina, Paraguai e Chile.

A+ / A-

O Uruguai realçou que seria "justo" que o campeonato do mundo de futebol volte, no seu centésimo aniversário, ao país que organizou a primeira edição, durante a cerimónia oficial de lançamento da candidatura à organização da prova.

"É justo organizarmos os 100 anos do Mundial onde tudo começou, com coragem e bravura", lançou com o presidente da Associação Uruguaia de Futebol, Ignacio Alonso, numa conferência de imprensa conjunta com as federações da Argentina, Paraguai e Chile, que acompanham o Uruguai nesta candidatura.

Numa cerimónia realizada no Estádio Centenário, em Montevideu, capital do Uruguai, o presidente da Confederação Sul-americana de Futebl (Conmebol), Alejandro Domínguez, aproveitou para homenagear o primeiro evento da prova, realizado no Uruguai em 1930, apoiando o "Mundial Centenário", que choca com os interesses dos países ibéricos, Portugal e Espanha.

A candidatura conjunta de Portugal e Espanha para receber o Campeonato do Mundo de 2030 será a única europeia a concorrer para organizar a competição, depois de o Reino Unido ter desistido de o fazer, para se concentrar na organização do Europeu de 2028, em conjunto com a Irlanda.

No entanto, a candidatura ibérica terá a concorrência, pelo menos, de quatro países sul-americanos, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, os quais oficializaram no passado dia 16 do corrente mês a sua candidatura conjunta à organização da competição, que contará com o apoio já assumido dos respetivos governos.

O Qatar recebe o Mundial este ano, seguindo-se o Canadá, os Estados Unidos e o México, em 2026, e além da candidatura ibérica e da sul-americana, já confirmaram propostas também Marrocos, em África, e outra tentativa conjunta, de Roménia, Grécia, Bulgária e Sérvia, entre outras manifestações de interesses que para já não foram concretizadas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    03 ago, 2022 Funchal 09:22
    Uruguai merece. Portugal e Espanha será um mundial mau para nós. Só despesa e no litoral, como sempre.

Destaques V+