Tempo
|
A+ / A-

Espanha apresenta os 15 estádios da candidatura com Portugal ao Mundial 2030

14 jul, 2022 - 14:32 • Redação

Dos 15 estádios que os espanhóis levam a votos, serão escolhidos 11. A candidatura ibérica prevê, ainda, a inclusão de três estádios portugueses. A final será sempre em Espanha.

A+ / A-

A Real Federação Espanhola de Futebol apresentou, esta quinta-feira, os 15 estádios que vai incluir no catálogo da candidatura conjunta com Portugal à organização do Mundial 2030.

Candidatam-se os estádios Balaídos (Celta de Vido, Vigo), Riazor (Desportivo da Corunha, Corunha), El Molinón (Sporting de Gijón, Gijón), San Mamés (Athletic Bilbau, Bilbau), Anoeta (Real Sociedad, San Sebastián), Romareada (Saragoça, Saragoça), Camp Nou (Barcelona, Barcelona), RCDE (Espanhol, Cornellá-El Prat), Santiago Bernabéu (Real Madrid, Madrid), Wanda Metropolitano (Atlético de Madrid, Madrid), Mestalla (Valência, Valência), Nueva Condomina (Múrcia, Múrcia), La Cartuja (Sevilha-Santiponce), La Rosaleda (Málaga, Málaga) e Gran Canaria (UD Las Palmas, Las Palmas de Gran Canaria).

Destes 15 estádios, serão escolhidos 11, caso a candidatura ibérica ao Mundial masculino de 2030 vença a votação, que se realizará em 2024.

Há três estádios em Portugal a concurso: um a norte e dois a sul. Tendo em conta que a FIFA requer que todos os candidatos tenham capacidade mínima de 40 mil lugares, só três estádios são elegíveis: Dragão (FC Porto, Porto), Luz (Benfica, Lisboa) e Alvalade (Sporting, Lisboa).

Os regulamentos da FIFA exigem, ainda, que os estádios das meias-finais tenham um mínimo de 60 mil lugares e o da final 80 mil. Quer isto dizer que, havendo Mundial ibérico, só a Luz poderá receber jogos das meias-finais e que a final se realizará, obrigatoriamente, em Espanha - no Santiago Bernabéu (81 mil lugares) ou no Camp Nou (99 mil).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+