Tempo
|
A+ / A-

Girona sobe à primeira divisão... no futebol e no basquetebol

20 jun, 2022 - 10:34 • Redação

Dupla subida no mesmo dia é feito histórico em Espanha. O português Gonçalo Delgado não foi utilizado na final do "play-off" de subida de basquetebol.

A+ / A-
Girona volta à primeira divisão de futebol três anos depois de ter descido à segunda liga. foto: Girona FC
Girona volta à primeira divisão de futebol três anos depois de ter descido à segunda liga. foto: Girona FC
Girona regressa à primeira divisão de basquetebol pela primeira vez em 14 anos. foto: Girona Basquet
Girona regressa à primeira divisão de basquetebol pela primeira vez em 14 anos. foto: Girona Basquet

A cidade catalã de Girona festejou, na noite deste domingo, a subida à primeira divisão duas vezes, no futebol e no basquetebol.

No basquetebol, a equipa do português Gonçalo Delgado - não utilizado no encontro decisivo - venceu, em Madrid, por 60-66, o Movistar Estudiantes, na final do "play-off" de promoção à primeira liga. Junto do poste português também joga o ex-campeão da NBA Marc Gasol.

No futebol, o Girona também saiu vitorioso do confronto a contar para o "play-off" de promoção. Os catalães venceram a segunda mão, por 1-3, depois da primeira mão, disputada em casa do Girona, ter terminado com um nulo.

As subidas colocam fim a vários anos de ausência da elite do desporto espanhol. Se no futebol esse afastamento durou apenas três anos, no basquetebol, o Girona regressa à principal divisão da modalidade, pela primeira vez em 14 anos.

A cidade com pouco mais de 100.000 habitantes junta-se a Barcelona, Bilbau, Madrid, Valência e Sevilha como únicas localidades com representação nas principais divisões das duas modalidades.

Com motivos redobrados para festejar, a população de Girona saiu à rua para festejar as duas subidas, um feito sem precedentes na história do futebol espanhol, que aconteceu com 136 minutos de diferença.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+