Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FIFA confirma Equador no Mundial 2022. Chile recorre

10 jun, 2022 - 19:49 • Redação com Lusa

Em causa convocatória de Byron Castillo, que o Chile assegura ter provas de que não é equatoriano. Eliminação do Equador permitiria ao eliminado Chile ir ao "play-off" intercontinental.

A+ / A-

A Comissão Disciplinar da FIFA encerrou, sem castigo, o processo contra a Federação de Futebol do Equador, por alegada convocatória irregular de Byron Castillo, pelo que a seleção daquele país poderá disputar o Mundial 2022. Decisão que já mereceu recurso do Chile.

“Após analisar toda a documentação recebida pelas partes, a Comissão Disciplinar da FIFA decidiu encerrar o procedimento disciplinar iniciado contra a FEF”, referiu a FIFA, em comunicado, esta sexta-feira.

Em causa está a presença do lateral/extremo direito em oito jogos de apuramento para o Mundial, contestada pelo Chile, que alega ter documentos que provam que o atleta do Barcelona do Equador é colombiano.

Em comunicado oficial, a Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP), federação chilena de futebol, confirmou que vai recorrer da decisão da FIFA.

"Aguardamos a fundamentação da decisão [da FIFA] para preparar o recurso”, afirmou o presidente da ANFP, Pablo Milad.

O Chile falhou a classificação para o Qatar, com o sétimo lugar no grupo da América do Sul.

A provar-se a fraude, o Equador arriscava perder todos os desafios por 3-0, falhando assim o quarto lugar, o último com acesso direto ao Mundial. O quinto, que foi o Peru, vai disputar um "play-off" intercontinental com a Austrália. Nesse caso, passaria a apurar-se diretamente, ao passo que o Chile avançaria para a eliminatória com os australianos.

O Equador integra o Grupo A do Mundial 2022, com o anfitrião Qatar, os Países Baixos e o Senegal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+