Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jogadores canadianos fazem boicote à seleção nacional

06 jun, 2022 - 10:09 • Redação

Os atletas reclamam remuneração idêntica para a seleção feminina, uma percentagem maior do "prize money" pela participação no Mundial e condições para famílias e amigos estarem no Qatar a acmpanhar a equipa.

A+ / A-

Os jogadores da seleção do Canadá tomaram uma posição de força e não compareceram ao jogo com o Panamá, de preparação para o Campeonato do Mundo.

Em causa estão reivindicações que os atletas consideram que já deviam estar resolvidas. Algumas, no entanto, são "insustentáveis", responde a federação.

Os jogadores da seleção masculina reclamam equidade salarial para a seleção feminina, pretendem que 40% dos prémios de participação no Mundial 2022 sejam dvividos pela equipa e pretendem que a federação crie condições para as suas famílias e amigos estejam no Qatar, no final do ano.

Em conferência de imprensa, o presidente da federação canadiana de futebol, Nick Bontis, defendeu que a proposta apresentada aos jogadores, em relação à participação no Mundial, "foi justa".

"Mesmo que só tivéssemos as seleções masculina e feminina para administrar e nada mais, sem o futsal, sem as seleções de formação dos dois géneros, sem os programas de desenvolvimento para treinadores, sem o programa de desenvolvimento de árbitros, sem campeonatos nacionais, mesmo assim não teríamos condições de pagar o que eles querem. É insustentável", afirmou Nick Bontis.

Já em relação à equidade salarial, o dirigente esclareceu que a federação está a trabalhar no sentido de oferecer as mesmas condições às duas seleções.

O Canadá, depois de 36 anos de ausência, está de volta à fase final de um Campeonato do Mundo. Os luso-canadianos Steven Vitória, que jogou no Moreirense esta temporada, e Eustáquio, que esteve no Paços e no FC Porto, estão entre os convocados da equipa canadiana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+