Tempo
|
A+ / A-

Brasil

Direção do Flamengo discute futuro de Paulo Sousa, que não se liberta dos "fantasmas"

06 jun, 2022 - 19:40 • Inês Braga Sampaio

O treinador português tem sido muito contestado pelos adeptos do clube brasileiro, que ainda suspiram por Jorge Jesus, e os resultados no Brasileirão não têm ajudado a calar as críticas.

A+ / A-

A direção do Flamengo reúne-se esta segunda-feira para discutir o futuro de Paulo Sousa e, de acordo com a ESPN Brasil, o cenário mais provável é a saída do treinador português, seis meses depois de ter assumido o comando do clube brasileiro. Mas o que está em causa?

Desde logo, a insatisfação com os resultados desportivos. Paulo Sousa somou 12 pontos nas nove primeiras jornadas do Brasileirão, o pior início de todos os treinadores do Flamengo depois de Jorge Jesus. Venceu apenas três jogos, empatou três e perdeu outros três. Está em 11.º, a sete pontos do líder Corinthians, do também português Vítor Pereira.

Jorge Jesus conquistou 22 pontos: venceu sete jogos, empatou um e perdeu outro dos nove primeiros jogos que disputou na Liga brasileira. Domènec Torrant e rogério Ceni chegaram, ambos, aos 17 pontos, com o mesmo registo: cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. Renato Gaúcho somou 19 pontos, com seis vitórias, um empate e duas derrotas.

Paulo Sousa também perdeu a Supertaça - para o Atlético Mineiro - e a final do Campeonato Carioca - para o Fluminense. Por outro lado, igualou a melhor participação da história do Flamengo na fase de grupos da Copa Libertadores, com cinco vitórias e um empate em seis jogos.

Sem gás no campeonato


Em todas as competições, Paulo Sousa até tem um índice de aproveitamento positivo. Leva 19 vitórias, sete empates e cinco derrotas em 31 jogos, ou seja, 68,8% de triunfos.

Fica apenas atrás de Renato Gaúcho, o seu antecessor, que venceu 72,8% dos jogos: 24 vitórias, oito empates e cinco derrotas em 37 jogos; e de Jorge Jesus, o melhor do futebol brasileiro desde 2003: 81,6% de vitórias, com 44 triunfos, dez empates e quatro derrotas em 58 jogos.

Atrás do ex-selecionador da Polónia ficam Domènec Torrent e Rogério Sousa. O espanhol teve um aproveitamento de 63,8% (15 vitórias, cinco empates e seis derrotas em 26 jogos) e o antigo guarda-redes brasileiro, que atualmente treina o São Paulo, venceu 23 de 47 jogos (mais 11 empates e 11 derrotas), um índice de 59,3%, segundo a ESPN.

Ainda assim, o casamento de Paulo Sousa com o Flamengo, cujos adeptos até já apelidaram o português de "burro", tem sido conturbado.

A derrota de domingo frente ao Fortaleza, último classificado, por 1-2, terá sido a gota de água. Após o jogo, Paulo Sousa culpou erros individuais, algo que não caiu bem entre os adeptos e a crítica brasileira.

O "fantasma" Jorge Jesus


Outro ponto contra Paulo Sousa são, precisamente, os adeptos, que continuam a suspirar pelo futebol vistoso e os resultados de Jorge Jesus.

Frente ao Fortaleza, a "torcida" assobiou o antigo internacional português e pediu a sua demissão, com cânticos como "Vergonha, vergonha, time sem vergonha". Não ajuda o "fantasma" Jorge Jesus.

O ex-treinador do Benfica venceu o Brasileirão, a Supercopa do Brasil, a Libertadores e a Supertaça Sul-Americana pelo Flamengo e escreveu uma história de amor com os adeptos do clube do Rio de Janeiro.

Jorge Jesus também não se foi coibindo de fazer juras de amor ao Flamengo. Além de ter dito que, se tivesse continuado, teria conseguido "uma longa hegemonia" no Brasil, o ex-Sporting e Benfica chegou mesmo a admitir que estava disposto a regressar, embora só pudesse esperar até ao dia 20 de maio. Terminou o prazo e "JJ" acabou por rumar ao Fenerbahçe, mas a sombra continua a pesar sobre Paulo Sousa.

Os vários rumores sobre Jorge Jesus e as comparações chegaram a merecer reação de Paulo Sousa: "Não me parece respeitoso."

"Temos de entender que é normal que os adeptos tenham simpatia por alguém, o que não é normal é vocês [jornalistas] terem uma direção passional por treinador A ou B", afirmou o técnico, ainda em abril.

Paulo Sousa reúne-se esta segunda-feira com o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, o "vice" de futebol, Marcos Braz, e o diretor executivo, Bruno Spindel. A ESPN garante que a probabilidade de o treinador sair é alta e já aponta possível sucessor: Cuca, que deixou o Atlético Mineiro após conquistar o Brasileirão, a Copa e o Campeonato Mineiro em 2021.

Oficializado como treinador do Flamengo a 29 de dezembro de 2021, Paulo Sousa pode deixar o clube brasileiro ao fim de pouco mais de seis meses.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+