Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Sou JJ, mas podem chamar-me vitórias do Fenerbahçe"

03 jun, 2022 - 15:00 • Redação

Jorge Jesus esteve 90 minutos em conferência de imprensa a apresentou-se como a pessoa certa para devolver o clube aos títulos. Há 15 anos que um treinador estrangeiro não é campeão na Turquia. O desafio é mais uma "inspiração" para JJ.

A+ / A-

Desde a pronúncia do nome às ideias que tem para a equipa, passando pelo motivos que o levaram a aceitar o convite do Fenerbahçe, até à forma como quer ser tratado pelos adeptos, tudo serviu de tema de conversa na conferência de imprensa, de 90 minutos, em que Jorge Jesus foi apresentado como novo técnico do clube de Istambul.

Chega à Turquia para vencer, para fazer do Fenerbahçe campeão, oito anos depois, não é, por isso, estranho que pede para os adeptos lhe chamem "vitórias".

"O meu nome é vitórias do Fenerbahçe", responde ao desafio, sugerindo a jornalistas e adeptos que o tratem por "JJ".

Inspirado para contrariar histórico dos últimos 15 anos

Mais importante do que isso, sublinha, é ganhar. "Tenho de dar o meu melhor para conquistar o título de campeão turco, que o clube não vence há oito anos", recorda. Motivado pelo desafio, pela grandeza do clube, pela paixão dos adeptos, Jesus tem ainda outro motivo de inspiração.

"Há 15 anos que um treinador estrangeiro não venceu o campeonato da turco. É mais um motivo para me inspirar e para quebrar essa regra dos últimos 15 anos", candidata-se.

JJ esclarece que não foi para a Turquia pelas condições financeiras, revela até que tinha melhores ofertas a esse nível, mas foi convencido pela convicção do presidente do Fenerbahçe.

O treinador português ficou, também, com a garantia de que o clube vai manter grande parte dos jogadores influentes do plantel desta época e a esses poderá juntar "quatro ou cinco jogadores".

"Achamos que a equipa tem vários jogadores com muita qualidade e vamos tentar arranjar algumas soluções no mercado. Jogadores que possam dar mais criatividade no setor ofensivo, que possam ser mais decisivos em jogadas individuais. Não viemos para fazer uma revolução, mas para fazer um equilíbrio do plantel, com quatro ou cinco jogadores", esclarece.

Ozil fora dos planos

Sobre Ozil, o nome mais sonante da equipa que foi afastado do plantel em março, alegadamente por ter discutido com o treinador Ismail Kartal, Jesus confirma que o médio alemão não será reintegrado.

"Mais importante não é o treinador Jorge Jesus, o mais importante não é jogador Ozil, não é nenhum jogador, importante aqui é o Fenerbahçe", comenta.

O clube foi segundo classificado do campeonato turco, atrás do campeão Trabzonspor, e a época vai começar em julho nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões. Momento "super importante", define Jesus, que também explicou as razões que o levaram a assinar contrato por apenas uma temporada, quando o presidente do clube lhe ofereceu um acordo mais duradouro.

"Em todos os clubes que treinei fora de Portugal [Flamengo e Al Hilal] assinei sempre por um ano. O primeiro ano é de adaptação para o treinador, para o presdiente, para o clube. Não há responsabilidade financeira", afirma.

Jorge Jesus é o novo treinador do Fenerbahçe. O treinador português volta ao ativo, depois de em dezembro ter deixado o Benfica. Os encarnados suportaram o seu salário até ao final da época. O Fenerbahçe foi segundo classificado do último campeonato turco, com Ismail Kartal a terminar uma temporada que começou com Vítor Pereira no banco.

Veja conferência de imprensa de apresentação de Jorge Jesus como treinador do Fenerbahçe

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+