Tempo
|
A+ / A-

UEFA aprova novo formato da Liga dos Campeões

10 mai, 2022 - 15:35 • Inês Braga Sampaio

A partir da época 2024/25, a fase de grupos passa a ser uma liga disputada por todos os clubes em simultâneo. Cada equipa disputa oito jogos (quatro em casa, quatro fora) contra oito rivais diferentes. Condições de acesso também mudam.

A+ / A-

A UEFA aprovou, esta terça-feira, o novo formato da Liga dos Campeões, assim como as alterações às condições de acesso às competições europeias, a partir da temporada 2024/25.

A fase de grupos da Champions passa a ser uma liga única, disputada por todos os clubes em simultâneo. Cada equipa disputará um total de oito jogos (quatro em casa e quatro fora), contra oito adversários diferentes.

Os oito primeiros classificados qualificam-se automaticamente para os oitavos de final. Os nono a 24.º colocados competem num "play-off" a duas mãos pelas oito últimas vagas. Os restantes 12 são eliminados, não sendo, ainda, conhecido o sistema de despromoção para a Liga Europa.

O número de equipas participantes aumenta de 32 para 36. As quatro vagas adicionais serão atribuídas da seguinte forma:

  • Um lugar vai para o terceiro classificado do campeonato do país que se encontra no quinto lugar do "ranking" UEFA (França, atualmente). Portugal é sexto;
  • Um lugar será atribuído a um campeão nacional, aumentando de quatro para cinco o número de clubes que se qualificam através do "caminho dos campeões" no "play-off" e nas pré-eliminatórias. Se fosse agora, não afetaria as equipas poruguesas, visto que o campeão nacional tem entrada direta na fase de grupos;
  • Os outros dois lugares irão para as associações com a melhor prestação coletiva pelos seus clubes na temporada anterior das competições europeias (Inglaterra e Países Baixos, se fosse esta época). Atualmente, Manchester United ou Tottenham (só um deles), por exemplo, que falharam a qualificação pela Premier League, poderiam ir na mesma à Liga dos Campeões.

A Liga Europa e a Conference League sofrerão as mesmas alterações, com a diferença de que, na segunda, haverá seis jogos por equipa na fase de liga.

As mudanças só entram em vigor a partir da temporada 2024/25, ou seja, daqui a três anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+