Tempo
|
A+ / A-

Liverpool e Real Madrid disputam a final com mais Ligas dos Campeões de sempre

05 mai, 2022 - 10:30 • Redação

Entre ambos, os clubes inglês e espanhol somam um total de 19 títulos da Champions.

A+ / A-
Real Madrid operou reviravolta frente ao Manchester City. Foto: Juanjo Martin/EPA
Real Madrid operou reviravolta frente ao Manchester City. Foto: Juanjo Martin/EPA
Luis Díaz ajudou Liverpool a eliminar o Villarreal. Foto: Domenech Castello/EPA
Luis Díaz ajudou Liverpool a eliminar o Villarreal. Foto: Domenech Castello/EPA

Nunca os finalistas da Liga dos Campeões tiveram tantos títulos entre si.

A final de 2021/22 será disputada entre Real Madrid e Liverpool, dois dos quatro clubes com mais troféus da história. Os espanhóis são a equipa com maior vitórias de sempre na Champions, com 13. Os ingleses têm seis, a par com o Bayern de Munique e atrás do AC Milan (sete).

Em conjunto, esta final tem um total de 19 troféus da Liga dos Campeões.

Da última vez que os dois se encontraram na final, em 2017/18, o Real Madrid tinha 12 títulos e o Liverpool cinco, para um total de 17.

Curiosamente, as duas equipas com mais troféus de sempre, Real Madrid e Milan, só se encontraram por uma vez na final. Foi no terceiro ano de existência da prova, quando se chamava Taça dos Campeões Europeus, em 1957/58. Os espanhóis venceram por 3-2, no prolongamento, e conquistaram o terceiro de cinco títulos consecutivos.

O Real Madrid é, aliás, o primeiro vencedor de sempre da maior prova de clubes do mundo e foi o único vencedor durante esses cinco anos, entre 1956 e 1960. O domínio foi interrompido, em 1961, pelo Benfica, que bisou no ano seguinte. O AC Milan venceu a Champions pela primeira vez em 1962/63 - derrotou a equipa portuguesa na final e impediu o "tri".

A Taça dos Campeões tornou-se Liga dos Campeões em 1992/93.

A final entre Liverpool, que eliminou nas meias-finais o Villarreal, e Real Madrid, que deixou para trás o Manchester City, está marcada para o dia 28 de maio, um sábado, às 20h00, no Stade de France, em Paris.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    05 mai, 2022 PORTUGAL 10:52
    Já repararam que nesta final vão estar, assim desejo, QUATRO Jogadores que saíram do FCPORTO, diretamente, para estes dois Clubes? Afinal os ARES do norte não estão assim tão POLUÍDOS como alguns dizem. E engraçado. Quase TODOS já receberam o prémio de melhor em jogo, Luiz Dias, Casimiro e Diogo Jota, para alem de Eder Militao. O tal que não sabia colocar os pés no chão, lembram-se.

Destaques V+