Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Celta de Vigo afasta Santi Mina da equipa após condenação por abuso sexual

04 mai, 2022 - 10:50 • Redação

Avançado espanhol, de 26 anos, foi condenado a quatro anos de prisão e condenado a pagar 50 mil euros por um caso que remonta a 2017. Celta de Vigo abre processo disciplinar.

A+ / A-

O Celta de Vigo abriu um processo disciplinar a Santi Mina, na sequência da condenação a quatro anos de prisão por abuso sexual, e afastou-o provisoriamente da equipa.

Em comunicado no site oficial, o clube espanhol explica que decidiu abrir um processo disciplinar ao jogador, de 26 anos, "para dilucidar as suas responsabilidades laborais à vista desta resolução".

"Por esta razão e de forma cautelar, decidiu-se afastar o jogador, provisoriamente, dos treinos da primeira equipa, sem prejuízo de que continue a realizar as atividades que o clube lhe indique", pode ler-se.

Santi Mina foi condenado pelo Tribunal de Almería a quatro anos de prisão por abuso sexual, num caso que remonta a 2017. Terá, ainda, de pagar uma indemnização de 50 mil euros à vítima, de quem fica proibido de se aproximar durante 12 anos, depois de imposta uma ordem de distanciamento de 500 metros.

A defesa do avançado espanhol, que alegou consentimento por parte da vítima, vai recorrer da decisão. O Celta de Vigo "respeita o direito de defesa do jogador, mas vê-se na obrigação de tomar medidas frente aos factos que menoscabam de forma notória a imagem do clube e atentam diretamente contra os seus valores".

"[Celta de Vigo mostra] uma vez mais a sua mais absoluta repulsa pelo delito tipificado na resolução judicial", escreve o clube galego.

Santi Mina foi absolvido da acuação de agressão sexual num caso que aconteceu em 2017, quando era jogador do Valencia, em Mojácar, em Almería, na Andaluzia. David Goldar, atualmente a jogar no Ibiza, também foi constituído arguido, mas foi absolvido de todos os crimes.

Santi Mina, natural de Vigo, fez a formação no Celta e transferiu-se para o Valencia em 2015. Esteve quatro épocas no clube e voltou ao Celta em 2019. Esta época foi utilizado em 36 jogos pelo emblema galego. O avançado tem contrato até 2024.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+