Tempo
|
A+ / A-

Guerra na Ucrânia

Jogadores estrangeiros na Rússia poderão suspender contrato

07 mar, 2022 - 15:09 • Redação

FIFA terá decidido, segundo o "New York Times", que jogadores estrangeiros que têm contrato com clubes russos poderão assinar por novas equipas, mas só até ao final da época. Depois de 30 de junho de 2022, terão de regressar à Rússia.

A+ / A-

Os jogadores estrangeiros que pertencem a clubes russos vão poder suspender contrato temporariamente, de forma a não serem prejudicados pelas sanções aplicadas à Rússia na sequência da guerra na Ucrânia, segundo avança, esta segunda-feira, "The New York Times".

O jornal norte-americano revela que a decisão da FIFA, a ser anunciada em breve, afetará cerca de 100 jogadores. Estes poderão suspender os contratos que têm com clubes russos, de forma temporária, e assinar com outras equipas até ao final da presente época. Medida que fica aquém do solicitado pela FIFPro, sindicato global dos jogadores, que tinha pedido que os atletas pudessem deixar a Rússia em definitivo.

O "NYT" explica que a FIFA não quis abrir um precedente ao permitir que jogadores mudassem de clube fora das janelas de verão e inverno. Após a quebra das negociações com a FIFPro e demais sindicatos, o organismo que rege o futebol mundial decidiu que os jogadores poderão deixar a Rússia, contudo, terão de regressar depois de 30 de junho.

Tiago Rodrigues é o único português a alinhar na I Liga da Rússia. O médio, de 30 anos, que passou por clubes como Vitória de Guimarães, Nacional, Marítimo, FC Porto e CSKA de Sófia, representa o Ufa.

Janela de mercado especial para jogadores na Ucrânia


Em entrevista a Bola Branca, o presidente do Sindicato dos Jogadores português defendeu que se deve criar um mercado de transferências especial para os jogadores que atuavam no campeonato ucraniano.

"Há a necessidade de criar um janela de transferências especial, para a inscrição dos jogadores que estavam a jogar na Ucrânia, assinando por outros clubes", declarou Joaquim Evangelista, na passada segunda-feira.

A FIFA poderá anunciar asta nova medida ainda esta segunda-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+