Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dzyuba "contra a guerra", mas lamenta "discriminação contra atletas russos"

02 mar, 2022 - 16:50 • Redação

Capitão da seleção russa diz não ter "vergonha de ser russo" e não compreende o motivo para "os atletas russos sofrerem agora".

A+ / A-

Artem Dzyuba, capitão da seleção russa, mostrou-se "contra a guerra", mas lamenta a discriminação que os desportistas russos estão a ser alvo devido à invasão do país na Ucrânia.

O avançado diz que "até bem recentemente não queria falar sobre o tema, porque não é especialista em política", mas depois de várias críticas públicas e da Rússia ter sido excluída do Mundial 2022, devidiu falar.

Dzyuba diz ser "contra qualquer guerra. A guerra é assustadora. Mas também sou contra a agressão e o ódio humanos, que a cada dia ganham proporções transcendentes. Sou contra a discriminação com base na nacionalidade. Não tenho vergonha de ser russo. Tenho orgulho. E não entendo o porquê dos atletas terem de sofrer agora", pode ler-se.

Na opinião do ponta de lança de 33 anos, existe um "duplo critério". "Porque é que toda a gente fala sobre desporto fora da política, mas na primeira oportunidade quando se trata da Rússia, toda a gente esquece esse princípio? Mais uma vez, a guerra é assustadora. Em situações de stress, as pessoas mostram a sua essência, por vezes negativa. Quanta raiva já foi derramada sobre todos os russos, independentemente da sua posição e profissão? Aos milhares de pessoas que escrevem insultos e ameaças: entrem na fila" prossegue.

Dzyuba estranha críticas "de pessoas a quem a Rússia deu muito. Tudo isso só cria mais negatividade".

Na terça-feira, Vitaliy Mykolenko, jogador ucraniano do Everton, deixou duras críticas a Dzyuba.

"Enquanto ficas calado, juntamente com os teus colegas, cidadãos inocentes estão a ser assassinados. Vais ficar preso na tua masmorra para o resto da tua vida e, mais importante de tudo, até ao fim da vida dos teus filhos. E estou feliz por isso", escreveu nas redes sociais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+