Tempo
|
A+ / A-

UEFA "condena fortemente" a Rússia e manifesta apoio à Ucrânia

24 fev, 2022 - 14:45 • Redação

Organismo garante estar a lidar com o impacto da tensão entre russos e ucranianos "com a maior seriedade e urgência".

A+ / A-

A UEFA manifestou, esta quinta-feira, preocupação com o conflito entre Rússia e Ucrânia e estendeu a sua solidariedade aos ucranianos.

Em comunicado, o organismo que tutela o futebol europeu "partilha a preocupação significativa da comunidade internacional" com a situação e "condena fortemente a invasão militar da Rússia na Ucrânia".

"Mantemo-nos resolutos na nossa solidariedade para com a comunidade futebolística na Ucrânia e estamos preparados para estender a nossa mão ao povo ucraniano. Estamos a lidar com esta situação com a maior seriedade e urgência. O Conselho Executivo da UEFA tomará decisões e anunciá-las-á amanhã [sexta-feira]", pode ler-se no site oficial.

Esta quinta-feira, a agência noticiosa AP adiantou que a UEFA vai retirar a final da Liga dos Campeões da presente temporada à Rússia.

A UEFA anunciou a convocatória de uma reunião extraordinária do Conselho Executivo para sexta-feira, às 9h00, "para avaliar a situação" entre Rússia e Ucrânia e "tomar todas as decisões necessárias".

De acordo com a AP, uma das decisões anunciadas após a reunião será a de retirar a final da Liga dos Campeões da presente época de São Petersburgo, na Rússia, após pressão dos governos internacionais.

A imprensa britânica adiantou, nos últimos dias, que o novo palco da final pode ser o Estádio de Wembley, em Londres, em Inglaterra.

Já na quarta-feira, a UEFA adiou o jogo da Youth League entre Dínamo de Kiev e Sporting, que estava marcado para 2 de março, na Ucrânia.

Contactada sobre a Renascença sobre possíveis consequências deste conflito sobre o futebol europeu, fonte oficial da UEFA sublinhou que "não tem mais comentários a fazer ou informação a fornecer nesta altura".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    24 fev, 2022 Trofa 17:57
    deviam suspender todas as equipas Russas, das competições Europeias.

Destaques V+