Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UEFA

Covid-19 provocou quebras de bilheteira de 4,4 mil milhões de euros só na Europa

03 fev, 2022 - 16:57 • Lusa

Segundo os dados oficiais, se se juntarem todas as perdas e não só as de bilheteira, os prejuízos sobem aos sete mil milhões.

A+ / A-

A pandemia da Covid-19 representou para o futebol europeu uma perda de bilheteira na ordem dos 4.4 mil milhões de euros na época de 2020/21, uma quebra de 88%, de acordo com a UEFA.

De acordo com o retrato anual publicado pelo organismo máximo do futebol europeu, as perdas trazidas pela pandemia acontecem, sobretudo, pela ausência de adeptos nos estádios, mas o volume global de perdas atinge os sete mil milhões de euros.

"A maior parte das receitas perdidas, cerca de 4.4 mil milhões de euros e ainda a contar, acontece devido a quebras de bilheteira, com o seu quase desaparecimento (quebra de 88%) durante o ano financeiro de 2020/21, devido à pandemia", refere a UEFA.

O organismo adianta que a contribuição da bilhética no volume da receita passou para valores na ordem dos apenas dois por cento nos clubes europeus, em comparação com os 16% em período pré-pandemia.

Um cenário que provocou um impacto profundo na vida económica dos clubes nas épocas de 2019/20 e 2020/21, que deve rondar os sete mil milhões de euros, apesar de se manterem fortes as receitas dos direitos televisivos, ainda que com cortes em 2020.

"No último ano expressei o desejo que pudéssemos ter um vislumbre de recuperação e tivemo-lo. Com a época de 2021/22 a estar quase na sua metade, a presença de público tem vindo a mostrar sinais de franca recuperação. Isto é um importante indicador (...)", sublinhou o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin.

No mesmo relatório, a UEFA diz ainda que os prémios monetários vão aumentar para 2.7 mil milhões de euros por ano, para os 96 clubes participantes nas três provas do organismo, Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência Europa.

Já o mecanismo de solidariedade para o desenvolvimento jovem em clubes fora das competições europeias tem a previsão de um crescimento de mais de 60%, com a UEFA a já ter distribuído cerca de 1.1 milhões de euros destinados ao desenvolvimento de mais de 1.500 clubes desde o início da 'Champions'.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+