Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FIFA limita regras de empréstimo de jogadores

20 jan, 2022 - 13:20 • Redação

A partir da próxima época, cada clube pode emprestar, no máximo, oito jogadores. O número será reduzido para seis, em dois anos. Mas há exceções e jogadores sub-21 estão isentos da nova limitação.

A+ / A-

A FIFA vai alterar as regras dos empréstimos de jogadores, a partir da próxima época, com novas limitações para os clubes, mas a a regulamentação prevê algumas exceções.

Na próxima temporada, um clube pode emprestar no máximo oito jogadores e ter no máximo oito jogadores emprestados. O número será reduzido para sete na época 2023/24 e para seis na temporada 2024/25.

Empréstimos entre os mesmos clubes serão limitados a três jogadores, por época. A FIFA passará a proibir o empréstimo de atletas a um terceiro clube. Ou seja, um clube que receber um jogador por empréstimo não pode, por sua vez, cedê-lo a outro.

A duração mínima dos contratos de empréstimo passa a ser o período entre duas janelas de transferência e a duração máxima de um ano.

É requerido, também, um acordo escrito com os termos do empréstimo, a sua duração e as condições financeiras.

A FIFA considera que esta nova regulamentação é "um passo importante na reforma do sistema de transferências". O objetivo do organismo passa por desenvolver a formação, promover maior competitividade e limitar o excesso de jogadores nos clubes.

As federações nacionais têm um período de três anos para implementar as regras que serão aprovadas no dia 1 de julho de 2022, no Conselho da FIFA.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+