Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cristiano Ronaldo: "Quero ver se chego aos 40, 41, 42 anos"

13 jan, 2022 - 15:21 • Redação

A dias de fazer 37 anos, o capitão da seleção nacional e estrela do Manchester United revela segredos para a longevidade.

A+ / A-

Cristiano Ronaldo gostava de continuar a jogar até para lá da marca dos 40 anos, apesar de reconhecer que não será fácil conseguir isso.

"Estou feliz, quero continuar aqui [no Manchester United], ver no que vai dar. Quero ver se chego aos 40 anos a jogar, 41, 42... Mas o mais importante é desfrutar o momento", assume o internacional português, em entrevista à ESPN Brasil, a três semanas de completar 37 anos.

Aos 36, Cristiano Ronaldo sente-se "como se tivesse 30 anos", algo possível apenas pelo facto de cuidar "bastante do corpo e da mente".

"Foi algo que aprendi nos últimos anos: depois dos 33, o corpo vai continuar a respeitar quando precisares dele, mas a batalha mais dura é mental. É o mais difícil. Estou focado no aspeto mental, porque sei que o corpo vai aguentar, porque respeito muito o corpo e dou-lhe muitos mimos", destaca o capitão da seleção nacional, que admite estudar a fundo o tema da longevidade: "É algo que me fascina."

Conhecer o jogo e o corpo


Além da questão psicológica, Ronaldo destaca que um dos fatores mais importantes para a longevidade é "a inteligência de ler um jogo".

"A experiência dá-nos isso. E tenho experiência, conheço meu corpo. Sei quando posso ir, quando não posso. A capacidade que temos de ter é a adaptação. É a palavra mais adequada ao jogador para conseguir jogar por alguns anos. Eu consegui ter esse equilíbrio. Saber adaptar a cada idade a uma nova filosofia de jogo, do corpo, da mente", explica.

Cristiano Ronaldo completa 37 anos no dia 5 de fevereiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+