Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Josh Cavallo, o primeiro futebolista no ativo a assumir a homossexualidade

27 out, 2021 - 10:27 • Inês Braga Sampaio

O defesa-central australiano, de 21 anos, confessa que está cansado de esconder quem é com medo do que possam dizer ou de arruinar a carreira de jogador profissional de futebol.

A+ / A-

O defesa Josh Cavallo, do Adelaide United, da Austrália, é o primeiro futebolista profissional masculino no ativo, a atuar numa primeira divisão, a assumir publicamente a homossexualidade.

Num vídeo publicado no Twitter do clube australiano, Cavallo declarou: "Há algo que preciso de partilhar com todos. Sou futebolista e sou gay."

"Ao longo da minha vida senti sempre a necessidade de esconder quem sou porque tinha vergonha e medo de não poder fazer o que amava e ser gay. Tive de esconder quem era para perseguir o meu sonho. Tudo o que quero é jogar futebol e ser tratado por igual. Estou cansado de ter de render ao máximo e viver esta vida dupla. É desgastante e algo que não quero que mais ninguém experiencie", explicou o futebolista.

Uma viagem de aceitação


O central australiano, de 21 anos, assume que pensava que as pessoas começariam a tratá-lo "de forma diferente" ou mesmo a dizer mal dele quando descobrissem que é homossexual: "Não foi o caso."

"Quando muito, ganhei ainda mais respeito das pessoas. A reação e o apoio que recebi de treinadores e companheiros, foi incrível", enalteceu.

Ao assumir publicamente a homossexualidade, Josh Cavallo pretende transmitir que "é 'ok' ser gay e jogar futebol", seja a que nível for.

"Não faças de conta que és alguém que não és. Sê tu próprio. Nasceste para ser tu próprio, não outra pessoa qualquer", sublinhou o defesa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+