Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CAN. Árbitro termina Tunísia-Mali duas vezes antes da hora

12 jan, 2022 - 15:34 • Redação

À segunda, a decisão manteve-se, apesar do "motim" dos tunisinos no relvado. Mali venceu por 1-0, com golo de penálti.

A+ / A-
Jogadores da Tunísia e do Mali protestam com o árbitro. Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters
Jogadores da Tunísia e do Mali protestam com o árbitro. Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters
Selecionador da Tunísia mostrou-se particularmente indignado. Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters
Selecionador da Tunísia mostrou-se particularmente indignado. Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters
Ibrahima Koné marcou o único golo do encontro. Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters
Ibrahima Koné marcou o único golo do encontro. Foto: Mohamed Abd El Ghany/Reuters

Episódio caricato na Taça das Nações Africanas (CAN): o árbitro do Tunísia 0-1 Mali apitou para o final do jogo duas vezes antes da hora.

O primeiro apito final, aos 86 minutos, foi retificado logo de seguida, perante a indignação dos tunisinos e confusão geral dos intervenientes.

À segunda, porém, a decisão manteve-se. O zambiano Janny Sikazwe deu o apito final aos 89 minutos e 49 segundos, quando faltavam 11 segundos para os 90 e, apesar do "motim" do plantel e equipa técnica tunisinos no relvado, não voltou atrás na decisão.

O árbitro poderá ter registado mal o tempo no seu relógio e, como não há cronómetro no Estádio Limbe, nem nos ecrãs gigantes, não teria tido forma de saber que estava enganado.

Entre os 86 e 90 minutos, ainda houve mais alguma controvérsia. Ao minuto 87, o árbitro mostrou vermelho direto ao maliano El Bilal Touré. O videoárbitro pediu-lhe que fosse ver as imagens no relvado, mas o juiz manteve a expulsão.

Ainda antes do primeiro apito final, foram assinalados dois penáltis que geraram polémica, ambos por mão na bola. Ibrahima Koné converteu o do Mali, aos 48 minutos, apontando o único golo da partida. Wahbi Khazri falhou o da Tunísia, aos 77 minutos.

Mais de 20 minutos depois do segundo apito final do árbitro, a Confederação Africana de Futebol interrompeu a conferência de imprensa do selecionador do Mali para informar que o jogo seria reatado. Os malianos compareceram, já equipados, mas a Tunísia recusou participar e o jogo foi definitivamente terminado.

Fica agora a dúvida se o resultado mantém em 1-0 ou se se considera que a Tunísia desistiu, o que significaria uma derrota por 3-0.

Assim, o Mali, que teve Falaye Sacko, do Vitória de Guimarães, durante os quase 90 minutos, soma três pontos. A Tunísia começa a CAN a zero.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+