Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Campeã europeia Itália vai a "play-off" de apuramento para o Mundial do Qatar

15 nov, 2021 - 21:33 • Redação

Empate na Irlanda do Norte atirou a Itália para segundo lugar. Suíça e Inglaterra garantiram presença no Qatar, Polónia de Paulo Sousa também vai discutir apuramento em março.

A+ / A-

A seleção italiana, campeã europeia em título no último verão, vai ter de discutir o "play-off" de acesso ao Mundial de 2022, no Qatar, tal como a Polónia, de Paulo Sousa.

A equipa orientada por Roberto Mancini partia em vantagem para garantir a qualificação, mas não foi além de um empate sem golos em casa da Irlanda do Norte. Com a vitória expressiva da Suíça, a Itália estava obrigada a vencer por 2-0, mas não conseguiu ir além de um nulo.

A Itália termina a qualificação com uma prestação aquém do esperado, com quatro vitórias e quatro empates: dois frente à Suíça, um com a Irlanda do Norte e outro com a Bulgária.

Ao mesmo tempo, a Suíça venceu tranquilamente a Bulgária por 4-0, com golos de Vargas, Okafor, Freuler e Itten, e qualificou-se em primeiro lugar.

O grupo I estava praticamente fechado, mas a Inglaterra garantiu a presença no Mundial com uma goleada expressiva por 10-0 em casa do São Marino, que terminou mais uma qualificação sem qualquer ponto somado.

A Polónia precisava de vencer a Hungria, esperar que a Inglaterra perdesse com o São Marino e equilibrar a diferença de golos. As contas eram muito rebuscadas para a seleção de Paulo Sousa, que nem conseguiu fazer a sua parte e perdeu, em casa, por 2-1.

No grupo F, tudo já estava decidido. A Escócia recebeu e bateu a Dinamarca por 2-0, no primeiro deslize dos dinamarqueses na qualificação, mas nada muda na classificação final: Dinamarca vai ao Qatar, Escócia vai disputar o apuramento.

Quem pode defrontar Portugal?

O dia de hoje não trouxe qualquer novidade para quem Portugal pode defrontar na primeira ronda do "play-off".

A seleção nacional, que ficou em segundo no seu grupo atrás da Sérvia, continua com os mesmos possíveis adversários, com restantes dúvidas a serem apenas resolvidas amanhã.

Escócia, Macedónia do Norte, Turquia/Noruega/Países Baixos, Finlândia/Ucrânia, Áustria ou República Checa são os adversários possíveis para Portugal na primeira ronda do "play-off".

No entanto, a campeã europeia Itália junta-se ao lote de equipas que Portugal pode ter de defrontar no jogo decisivo. Para além dos campeões europeus, Rússia, Suécia, País de Gales e Polónia, de Paulo Sousa, são os outros cabeças de série e, por isso, só podem defrontar Portugal no último jogo.

O sorteio vai decorrer a 26 de novembro e vai definir os três grupos de quatro equipas.

Todos os resultados da noite

Albânia 1-0 Andorra

Áustria 4-1 Moldávia

Escócia 2-0 Dinamarca

Irlanda do Norte 0-0 Itália

Israel 3-2 Ilhas Faroé

Polónia 1-2 Hungria

São Marino 0-10 Inglaterra

Suíça 4-0 Bulgária

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+