Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​UEFA quer reformular regra que deu vitória à França na Liga das Nações

15 out, 2021 - 12:39 • Lusa

Responsável da arbitragem na UEFA admite que a regra é contrária ao “espírito do jogo”.

A+ / A-

A UEFA defende uma reformulação da regra do fora de jogo, após o polémico golo de Kylian Mbappé que, no domingo, deu a vitória à França diante da Espanha (2-1), na final da Liga das nações de futebol

Apesar da polémica, num lance em que Mbpapé está adiantado e a posição de fora de jogo só não é considerada devido à tentativa de corte, com um toque de Eric Garcia, as leis de jogo dão razão ao árbitro inglês Anthony Taylor.

“Tomou uma decisão correta, baseada na regra existente e na interpretação oficial”, considerou o responsável da arbitragem na UEFA, Roberto Rosetti, mas admitindo que a regra é contrária ao “espírito do jogo”.

Rosetti adiantou que já entrou em contacto com a FIFA e com o IFAB e que está prevista a discussão de alternativas na próxima reunião do órgão regulador das leis do jogo, agendada para 27 de outubro.

“A posição da UEFA é de que é possível melhorar a formulação da regra”, que indica que um jogador não está fora de jogo se receber a bola deliberadamente jogada por um adversário, para adequá-la ao objetivo da lei sobre o fora de jogo e dentro daquele que é o espírito do jogo, observou Rosetti.

De resto, o comentador de abritragem da Renascença, Paulo Pereira, previu que os contornos do golo podiam levar a uma alteração na lei: "É uma situação injusta, para quem pensa a arbitragem, porque parte de posição irregular. Acredito que perante o impacto desta decisão na próxima época possam haver nuances nas lei do fora de jogo", atira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+