Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Candidatura ibérica ao Mundial de futebol de 2030 ganha apoio político de ambos os países

03 jun, 2021 - 12:02 • Luís Aresta com Lusa

Projeto ibérico receberá o apoio institucional do Presidente da República Portuguesa, do Rei Felipe VI de Espanha, do primeiro-ministro português e do presidente do Governo espanhol.

A+ / A-

O Espanha – Portugal marcado para sexta-feira, no Estádio Wanda Metropolitano, em Madrid, vai marcar um novo passo na candidatura conjunta dos dois países ibéricos à organização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2030.

A Federação Portuguesa de Futebol anuncia que a candidatura de Portugal e Espanha receberá o apoio institucional do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, do Rei Felipe VI de Espanha, do primeiro-ministro português António Costa, e do presidente do Governo espanhol Pedro Sánchez.

O jogo em Madrid será o início de um projeto que unirá portugueses e espanhóis, lê-se na nota publicada pela FPF, com Fernando Gomes e Luis Rubiales, a receber o apoio institucional dos chefes de Estado e de Governo de ambos os países para organizar a candidatura de Portugal e Espanha ao Mundial-2030.

O ato ocorrerá momentos antes do jogo no Wanda Metropolitano, agendado para as 18h30 desta sexta-feira.

As duas federações assinaram em outubro passado um protocolo de colaboração com vista a "impulsionar" essa candidatura conjunta.

Nessa altura, o Governo português, através do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, afirmou que via “com muito bons olhos e acolhe muito entusiasticamente a parceria” entre as duas federações.

A ideia da candidatura conjunta nasceu em novembro de 2018, quando o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, uma proposta para uma candidatura de três países, Espanha, Marrocos e Portugal.

Posteriormente, Marrocos saiu do projeto que ficou limitado a Espanha e Portugal.

A escolha do país, ou países, responsáveis pela organização do Campeonato do Mundo de 2030 será decidida em 2024.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+