Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Clubes fundadores da Superliga assinam compromisso com a UEFA

07 mai, 2021 - 19:35 • Redação

Apenas Juventus, Barcelona e o Real Madrid não assinaram o compromisso.

A+ / A-

A UEFA anunciou, em comunicado, que nove dos 12 clubes que anunciaram a criação da Superliga Europa assinaram um compromisso num "espírito de reconciliação e para bem do futebol europeu".

Arsenal, Chelsea, Manchester City, Manchester United, Liverpool, Tottenham, Atlético de Madrid, Inter e AC Milan subscreveram o documento, ficando de fora apenas o Barcelona, Real Madrid e Juventus, principais impulsionadores do projeto.

Uma das medidas do compromisso prevê multas pesadas caso os clubes voltem a criar uma prova não autorizada pela UEFA, no valor de 100 milhões de euros, ou de 50 milhões caso quebrem qualquer outra medida do compromisso.

Como gesto de boa vontade, os clubes vão contribuir com um donativo de 15 milhões de euros que será usado pela UEFa para investir no futebol local.

Ceferin, presidente da UEFA, elogiou o passo atrás dado pelos clubes: "Tinha dito que é preciso uma organização fora para admitir os erros, principalmente nestes dias em que as redes sociais fazem os seus julgamentos, e estes clubes fizeram isso mesmo".

"A UEFA quer por este assunto para trás e seguir em frente com bom espírito. As medidas anunciadas são significativas e nenhum dos valores recebidos vão ficar na posse da UEFA, serão injetados no futebol jovem e local", terminou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+