Tempo
|
A+ / A-

Libertadores: Palmeiras 1-0 Santos

Abel Ferreira conquista Libertadores. “Glória eterna é inacreditável”

31 jan, 2021 - 00:27 • Redação

Palmeiras derrota Santos na final da Taça Libertadores e conquista a Liga dos Campeões da América do Sul.

A+ / A-

O treinador Abel Ferreira conquistou a Taça Libertadores pelo Palmeiras, deixou uma série de agradecimentos e recados. E emocionou-se ao falar da família.

“Sinceramente, a palavra que mais me passa pela cabeça é obrigado. Agradecer a todos, e de forma muito especial aos jogadores do Palmeiras. Não há bons treinadores sem bons jogadores”, referiu o técnico em conferência de imprensa.

O técnico do Verdão lembra que “a caminhada, quem a começou, foi o mister Vanderlei Luxemburgo, e ele também tem trabalho feito nesta competição. O trabalho também é dele, não é só meu”.

“Há coisas que valem mais do que título: a minha maior alegria foi ver os meus jogadores felizes e ver as pessoas que trabalham no clube felizes, não foi levantar a Taça. Perceber que todos eles vão receber um salário extra, que todos eles quando saíram nos apoiaram. Também não podia deixar de dar uma palavra ao Santos: também mereciam, fizeram um trabalho espetacular, fruto da equipa que acreditou mais, e graças à competência do Breno. Gosto muito de apostar em jogadores que veem de baixo, porque sei que vão dar a vida por uma oportunidade. A grande palavra que vai na minha cabeça é obrigado”, referiu.

Abel, que foi "atacado" pelos seus jogadores na sala de imprensa, reforçou que “Jorge Jesus é completamente diferente de mim e conseguiu também ter sucesso. E nós chegámos aqui e vimos que havia muita matéria prima. Indicámos aos jogadores o caminho e eles, de uma forma humilde, foram agarrando a ideia”.

O treinador reconhece que “hoje não foi uma final brilhante em termos de jogo. Sabíamos que a equipa que marcasse primeira iria ter vantagem. Mas estávamos preparados para tudo. É fruto de um trabalho de muita gente. E mais uma vez quero agradecer de uma forma muito especial aos meus jogadores.”

“Só me imaginava a levantar a Taça, não me passou mais nada pela cabeça. É uma emoção muito grande e só o facto de ouvir a glória eterna é inacreditável. Aconteça o que acontecer, ou ficaremos na história ou seremos eternos. Hoje conseguimos a glória eterna. Aconteça o que aconteça no futuro, vão ter de levar comigo”.

Depois, o mister deixou elogios aos técnicos brasileiros: “Quando cheguei aqui, queriam mandar o Abel Braga embora. E se tudo correr de forma natural, vai ser campeão. O Renato Gaúcho tem um trabalho espetacular e devem valorizar mais o que é vosso. Vocês são bons em tudo o que fazem. Os portugueses são bons em tudo o que fazem. Nós queremos resultados de um dia para o outro. Vocês têm de ter paciência. Têm de ter a mesma coragem que os treinadores têm. Os presidentes têm de ter a mesma coragem.”

Abel emocionou-se

"Ninguém ganha sozinho. Hoje sou melhor treinador, mas sou pior pai, filho, irmão, tio. Não imaginam a quantidade de vezes que me deitei à noite, na minha almofada, e chorei sozinho de saudade. Chorei muito no final do jogo de hoje [sábado], sim. Sou uma pessoa de família, adoro as minhas filhas e a minha esposa. Atravessei o Atlântico a acreditar numa coisa antes dela acontecer. Sou muito melhor treinador, mas como disse sou pior filho, pai, marido, tio. Mas há sempre algo que temos de sacrificar, referiu.

"Mas volto a dizer que custa-me estar longe da minha família. Não há dinheiro nenhum que recupere isto. E por digo que choro na minha almofada [Abel emocionou-se] por não estar com as minhas filhas."

O técnico recordou a sua carreira: "A primeira coisa que me lembrei quando acabou o jogo foi da minha família. A segunda foi o meu título em 2011 com a equipa de juniores do Sporting. Por isso é que agradeço a todos os jogadores que treinei, especialmente aos do Palmeiras. E porque não falar também do presidente do Sp. Braga [António Salvador], que me deu uma grande oportunidade e eu ainda não tinha feito nada na primeira divisão. E agradecer também ao dono do PAOK [Ivan Savvidis]."

O Palmeiras derrotou o Santos na final da Taça Libertadores por 1-0, com golo de Breno nos descontos, e conquistou a Liga dos Campeões da América do Sul.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    31 jan, 2021 PORTUGAL 18:40
    O ano passado foi Jorge Jesus. Este ano foi Abel Ferreira. O ano passado todas as TELEVISÕES só tinham espaço para JJ. Este ano as mesmas televisões teem as grelhas OCUPADAS. Há uns dias atrás li algures que PENAFIEL iria AGRACIAR Abel Ferreira. Ontem, na conferência de imprensa, em terras do Rei com DEZOITO NOMES, Abel Ferreira lembrou-se de TODOS. Não se lembrou de PENAFIEL. A idade muitas vezes leva-nos a ISSO. Mas vamos lá então. O ano passado Jorge Jesus foi CONDECORADO pelo Presidente da República. O Palácio de BELÉM, quase rebentava pelas costuras, pois os CONVIDADOS eram mais que MUITOS. Essa condecoração foi anunciada praticamente horas depois do EFEITO " feito" JJ. E este ano, já telefonaram, os MESMOS do ano passado, a Abel Ferreira? Se não, ainda vão a tempo. Se Abel Ferreira já " CHOROU " tudo, será que os SOLUÇOS do choro o terão abanado para se RECORDAR de Penafiel? Se não, ainda está a tempo. Isto é, o HOMEM, seja Ele qual for, só se LEMBRA do que é APETECÍVEL, pois da SIMPLICIDADE nunca se lembra. Uma VITÓRIA é VITÓRIA em qualquer lugar. E é também VITÓRIA em qualquer situação. Não há VITÓRIAS e vitórias. Assim como não há TREINADORES e treinadores, quando as CONQUISTAS são de IGUAL VALOR. E neste CASO, a Taça foi a CONQUISTA dos Campeões da América do Sul, ou seja a TAÇA dos LIBERTADORES. Devo dizer também que desde RIOPELE, assim como de PENAFIEL foram, enquanto, Jogadores e depois Treinadores dois Elementos que acompanho e desejo sorte e sucesso. Saúde.

Destaques V+