Tempo
|
A+ / A-

estudo

Pandemia de Covid-19 já fez desaparecer um milhão de empregos na área do desporto

27 jan, 2021 - 11:43 • Lusa

Estudo divulgado pelo Parlamento Europeu revela ainda que os clubes de base e os jovens praticantes são os mais afetados pela pandemia.

A+ / A-

Um estudo divulgado esta quarta-feira pelo Parlamento Europeu conclui que os clubes de base e os jovens praticantes são os mais afetados pela pandemia de Covid-19, que já provocou o desaparecimento de um milhão de empregos na área do desporto.

De acordo com a análise, baseada em dados recolhidos em países da União Europeia, muitos dos clubes estão em risco de encerrar a sua atividade por não terem os recursos financeiros necessários para lidar com uma perda temporária de grande parte das receitas das quais depende a sua gestão diária.

O documento destaca a preocupação dos especialistas com o facto de a paragem quase completa da prática desportiva nos escalões jovens poder impedir o natural progresso desportivo e provocar graves distúrbios na saúde mental, no estilo de alimentação e na saúde de uma forma geral a longo prazo.

As estimativas da análise indicam que quase um milhão de empregos relacionados com o desporto desapareceram, tendo a pandemia afetado não só os profissionais da área, mas também para os que trabalham no comércio retalhista e nos serviços desportivos, como viagens, turismo, infraestruturas, transportes, restauração e comunicação social.

Na primavera do ano passado, a quase totalidade da atividade desportiva foi suspensa em todo mundo, tendo mesmo sido adiadas grandes competições como o campeonato europeu de futebol e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio2020.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.149.818 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço da Universidade Johns Hopkins, dos EUA.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+