Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA. Jogador leva seis jogos de suspensão por insulto homofóbico

07 out, 2020 - 10:47 • Redação com Reuters

Junior Flemmings, médio do Phoenix Rising, da II Liga norte-americana, insultou Collin Martin, jogador assumidamente homossexual do San Diego Loyal.

A+ / A-

Junior Flemmings, médio do Phoenix Rising, da II Liga norte-americana (USL), foi castigado com seis jogos de suspensão por dirigir um insulto homofóbico a um adversário.

Em comunicado, a USL revela, ainda, que Flemmings foi multado, em valor não divulgado, pelo insulto dirigido a Collin Martin, jogador assumidamente homossexual do San Diego Loyal. A suspensão de seis jogos significa que Flemmings desfalcará o Phoenix Rising durante todos os "play-offs" de subida à MLS.

O caso remonta à primeira parte do jogo entre Phoenix e San Diego, na semana passada, quando a equipa californiana vencia por 3-1. Flemmings dirigiu um insulto homofóbico a Martin. O árbitro da partida ouviu, mas não compreendeu (não foi em inglês). Martin queixou-se, mas o árbitro, conforme consta na ata de jogo, pensou que ele estava a proferir um insulto homofóbico e expulsou-o. Cartão mais tarde retirado, após a situação ter sido esclarecida.

Martin explicou a situação a situação à sua equipa e Landon Donovan, antigo internacional norte-americano e treinador do San Diego Loyal, fez um ultimato ao treinador adversário: ou tirava Flemmings de campo ou não haveria mais jogo. Perante a nega, Donovan mandou a equipa aparecer para o apito inicial da segunda parte para, logo depois, deixar o relvado em sinal de protesto.

A atitude, que gerou intensa discussão entre os dois treinadores, custou a San Diego Loyal a hipótese de chegar aos "play-offs".

No final da partida, Landon Donovan explicou que, já no jogo anterior, a equipa tinha-se arrependido de não deixar o relvado após um insulto racista a um dos seus jogadores. Por isso, desta feita, não podia deixar passar situação semelhante em claro.

No Twitter, Martin agradeceu aos companheiros e a Landon Donovan pelo apoio. Embora tenha negado o uso de um insulto homofóbico, Flemmings foi suspenso pela própria equipa até ao final do seu contrato, que termina a 30 de novembro.

Phoenix Rising e San Diego Loyal comprometeram-se a trabalhar em conjunto no desenvolvimento de programas educacionais para tornar o desporto, a Liga e as comunidades lugares mais tolerantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+