Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

MotoGP

Miguel Oliveira falha GP da Argentina após queda em Portimão

27 mar, 2023 - 20:06 • Redação

Piloto português lesionou-se no Grande Prémio de Portugal, em acidente provocado pelo espanhol Marc Márquez.

A+ / A-

A RNF Aprilia anunciou, esta segunda-feira, que Miguel Oliveira vai falhar o Grande Prémio da Argentina de MotoGP, no próximo fim de semana, devido a lesão contraída no acidente em Portimão.

O piloto português lesionou-se no GP de Portugal, no domingo, após ter sido abalroado por Marc Márquez na segunda volta da corrida.

No final da prova, Miguel Oliveira disse não ter "nenhuma lesão incapacitante". Apesar de estar "dorido", não contraíra qualquer fratura, logo tinha apenas de "gerir a dor e fazer tratamento anti-inflamatório".

O próprio piloto revela, no Instagram, que lhe foram diagnosticadas, após ressonância magnética realizada em Lisboa, "lesões tendinosas dos rotadores externos da perna direita, que não apenas impedem de caminhar, assim como montar na moto e inclinar para as curvas".

"É uma lesão que não é passível de cirurgia e que apenas o descanso ajuda na recuperação. Por esta razão, não estarei presente no GP da Argentina", escreve Miguel Oliveira, que deverá, contudo, ficar "totalmente recuperado em breve", de acordo com a Aprilia.

Márquez também vai falhar o segundo Grande Prémio do Mundial. O espanhol, que se deu como culpado do acidente com Oliveira, teve de ser operado a uma fratura no primeiro metacarpo da mão direita.

O piloto da Honda foi castigado com duas "long laps" na próxima corrida em que participar, na sequência do derrube a Miguel Oliveira.

O diretor desportivo da RNF deixou duras críticas a Marc Márquez: "Eram 26 voltas, acho que alguém se esqueceu que isto não era uma corrida sprint. É duro aceitar, vamos ver o que aconteceu. O Marc veio à nossa box, disse que teve um problema, mas temos de ver isso."

Já o piloto português garantiu ter conversado com Márquez após o acidente: "Falámos e tentou explicar-se, que teve um problema no travão, mas trava-se antes e não mais tarde para tentar passar. Espero que o sistema funcione, se sancionou outros pilotos, funcione para ele. Também houve um pedido de desculpa, claro que sim, isso é bom."

Marc Márquez assegurou que o objetivo não era tentar ultrapassar ninguém, "nem mesmo [Jorge] Martín]", o outro piloto envolvido no acidente. O espanhol esclareceu, ainda, o problema na mota:

"Estava longe, tive um bloqueio forte na frente, porque escolhi o pneu duro - talvez por causa do frio, do vento, ainda não estivesse à temperatura certa. Quando larguei o travão, a moto fugiu-me para dentro, consegui evitar o Martín, mas não consegui evitar o Oliveira. Felizmente está bem. Isso deixa-me mais calmo. Hoje cometi um erro grande. Só posso pedir desculpa ao Oliveira e aos adeptos portugueses."

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+